BYD: novas patentes revelam scooter elétrica
O fabricante chinês BYD – que disputa com a Tesla o título de maior fabricante mundial de automóveis 100% eléctricos, embora em termos de capitalização ainda não haja comparação – não é alheio a colaborações em duas rodas. Depois de se ter associado à start-up Scorpio para a scooter eléctrica X1 e de ter feito o mesmo com a espanhola Nerva para a sua EXE, parece preparar-se para entrar diretamente no mercado das scooters eléctricas.
Isto seria comprovado pelos desenhos de homologação que falam de uma scooter – presumivelmente equipada com baterias LFP – com uma roda dianteira de 15 e presumivelmente uma roda traseira de 14. A partir das dimensões externas mostradas pelos desenhos, é possível assumir uma capacidade de bateria de cerca de 12 kWh e uma potência de cerca de 30 cavalos, mas estas são obviamente suposições.
Na dianteira, encontramos uma forquilha USD e fixações para um par de discos de travão, na traseira um par de amortecedores e um braço oscilante que, à esquerda, aloja a correia de borracha dentada para a transmissão final. Resta saber se o conjunto da bateria funciona como um elemento de tensão do quadro ou se existe ou não uma estrutura de aço, enquanto na vista frontal se pode apreciar a presença – bastante comum nas motos e scooters chinesas – de uma câmara de bordo.
Ainda não há confirmação direta, mas dada a relativa abrangência das representações, se a BYD quiser realmente entrar no mundo das scooters com a sua própria marca, a ocasião para o fazer pode muito bem ser na próxima EICMA.
Imagem:https://www.moto.it
0 comments