BMW R 18 B ‘Heavy Duty’: Estrela da Bike Week de Daytona
Fred Kodlin customizou com o seu filho a BMW R 18 Heavy Duty, para brilhar na famosa Bike Week de Daytona, e o resultado não poderia ter sido mais supreendente. Uma das suas particularidades é a suspensão pneumática, que facilmente permite baixar ou erguer a moto quando estacionada.
Qualquer pessoa que fale sobre o cenário da customização nos EUA, menciona Fred Kodlin quase no mesmo instante. Há mais de 40 anos que este homem se dedica à costumização de motos, desde criações radicalmente modificadas a novos designs sofisticados. Desde os anos 90 tem sido incrivelmente bem sucedido com as suas motos personalizadas e foi capaz de ganhar regularmente vários Bike Shows em Daytona. Fred Kodlin foi o primeiro cidadão não americano, a ser admitido no Hall da Fama de Sturgis.
Pela primeira vez, Fred Kodlin começou a personalizar uma BMW juntamente com o seu filho Len, a R 18 B. “A R 18 B HEAVY DUTY foi um verdadeiro projecto pai-filho. Houve muita criatividade por parte de Len, o que também mostra que a próxima geração na Kodlin Bikes já está na grelha de partida”, diz o chefe da Kodlin Bikes em Borken, alegremente.
Quadro modificado e suspensão pneumática
O maior desafio na personalização deste ano para a Bike Week de Daytona, na Florida, foi sem dúvida o quadro. “Remodelámos completamente os tubos superiores, baixámos o tubo central e assim a altura do assento doa R 18 B. Também retocámos a cabeça de direcção e as pinças triplas para que a moto ande bem”, explica Fred Kodlin.
O resultado foi a R 18 B HEAVY DUTY, uma moto em estilo típico Kodlin. Vista de lado, a linha cai acentuadamente para trás a partir do pára-brisas mais curto, retirado da gama de acessórios BMW, e depois corre harmoniosamente para as malas laterais feitas pela Kodlin a partir de plástico reforçado com fibra de vidro e a extremidade traseira baixa. De resto, a R 18 B HEAVY DUTY é caracterizado por uma forte cintura na zona do assento e uma ligação fluida às malas laterais.
Finalmente, o destaque técnico é um sistema de suspensão pneumática à frente e atrás, apoiado por um compressor pouco visivel colocado atrás da mala lateral esquerda. Isto permite que a R 18 B HEAVY DUTY baixe ou levante numa fracção de segundo. Isto é tão útil como espectacular: Para estacionar, baixar o quadro, e repousa em pontos de apoio escondidos, deixando a moto agachada apenas alguns centímetros acima do asfalto.
A equipa da Kodlin também se debruçou não menos profundamente sobre o tema da construção da carroçaria durante uns bons três meses. Foi criado um depósito de chapa completamente novo – mais longo do que o original, fluindo em forma e com reentrâncias nos lados. A ligação do depósito à estrutura traseira foi também modificada para este fim. O compartimento de carregamento original do smartphone da R 18 B foi mantido.
Um spoiler frontal incluindo um sistema de iluminação de 3 cores sob o pavimento – uma característica popular, não só em Daytona – e um guarda-lamas frontal são também feitos de chapa de metal, o guarda-lamas encaixa-se confortavelmente à volta da roda dianteira de 21 polegadas. Finalmente, a Kodlin criou uma contrapartida correspondente para a roda traseira a partir de dois guarda-lamas traseiros R 18 B unidos entre si, nos quais as luzes indicadoras traseiras e laterais são integradas de uma forma muito discreta.
As duas tampas laterais feitas de chapa, que formam uma transição suave para as malas laterais, são completamente feitas à medida. E por falar em malas laterais, os altifalantes R 18 B da Marshall e um amplificador foram montados no interior.
‘Asas’ acima dos cilindros
As chamadas winglets acima dos cilindros são outro elemento de desenho. Também são feitas de metal, mas não cumprem qualquer função no verdadeiro sentido. Pelo contrário, sublinham o desenho do R 18 B HEAVY DUTY e fazem-no parecer inconfundível, especialmente quando vista de frente. O trabalho de personalização é completado por um assento feito pela Kodlin e uma capa de instrumentos com capas feitas de Alcântara e imitação de couro, bem como guiador especialmente feito e um sistema de escape auto-criado.
A pintura foi elaborada pelo tatuador Marcel Sinnwell. Este já pintou outras motos de exposição Kodlin no passado, mas agora só raramente pega numa pistola de pulverização para trabalhos muito especiais. Por exemplo, quando pinta iates ou a R 18 B HEAVY DUTY.
Para este projecto, os gradientes de cor eram completamente aerodinâmicos com tinta translúcida. O resultado vai muito bem com a Bike Week de Daytona, onde esquemas de pintura complexos e coloridos são sempre muito apreciados.
Desenhos adicionais na R 18 B HEAVY DUTY são fornecidos por faixas de pinceladas pintadas à mão e um padrão de aerografia no guarda-lamas traseiro que combina Kodlin com os “100 anos da BMW Motorrad”. No entanto, as pinças de travão, as alavancas de mudança e de travão de pé e os apoios para os pés são componentes de série da BMW.
0 comments