BMW R 12 nineT e R 12 ’24: Caminhos distintos para o neo-clássico
A BMW apresentou hoje as novas R 12 nineT e R 12: uma roadster clássica para uma condução dinâmica em estradas rurais e uma cruiser clássica para uma condução agradável e descontraída. Vamos conhecê-las.
Com a R nineT, o departamento de motos da BMW apresentou mais do que apenas uma roadster em estilo clássico em 2013. Desde o início, combinou o design clássico da moto e a tecnologia moderna com alto acabamento e diversas opções de personalização. Pouco depois, a R nineT foi enriquecida com interessantes derivados, dando origem a uma família inteira de modelos para o mundo BMW Motorrad Heritage.
Por esta razão, para a nova BMW R 12 nineT, o princípio orientador durante o desenvolvimento foi “The Spirit of nineT”, com o objetivo de seguir os passos da bem sucedida R nineT e levar adiante o seu visual arquetípico, a intemporalidade e a elevada personalização. qualidades. Enquanto a nova R 12 nineT, como roadster clássica, é reconhecida pelo seu estilo marcante em ambientes urbanos e oferece diversão de condução dinâmica em estradas sinuosas, a nova BMW R 12 apresenta-se com o lema “The Spirit of Easy” – representando perfeitamente uma cruiser clássica para um passeio agradável e descontraído.
Grande liberdade de escolha em termos de design
BMW R12 NINET
As novas BMW R 12 nineT e R 12 são roadsters e cruisers clássicas que combinam o caráter autêntico e robusto do motor boxer e a linguagem de design das eras tradicionais das motocicletas com tecnologia inovadora e um conceito modular que oferece ao piloto o máximo de possibilidades de personalização. A redução ao essencial e a atenção aos detalhes foram as principais prioridades no desenvolvimento do design, resultando num forte apelo emocional.
Motor boxer com caixa de ar redesenhada e silenciador traseiro de fluxo duplo
BMW R12
Nos últimos 100 anos, o motor boxer de dois cilindros e o uso de transmissão por eixo têm sido sinónimos de motos BMW. Em linha com este legado, os novos modelos BMW R 12 nineT e R 12, apresentados no ano de aniversário dos “100 anos da BMW Motorrad”, enfatizam ainda mais esta configuração distintiva do grupo motopropulsor, na sequência da recente apresentação da nova BMW R 1300 GS. O motor boxer refrigerado a ar/óleo com cilindrada de 1.170 cc, já conhecido de vários modelos BMW, produz 109 cv @ 7.000 rpm. na R 12 nineT e 95 cv @ 6.500 rpm. na R 12.
Como parte da reformulação completa do quadro, os novos modelos R 12 também apresentam uma nova caixa de ar. Agora está totalmente integrado sob a sela. O sistema de escape “Twin Pipe” montado à esquerda com dois silenciadores traseiros em design de cone invertido, satisfaz tanto o desejo de uma roadster desportiva com design clássico quanto de uma cruiser. É um ‘2 em 1’, mais prático e económico nos custos de produção.
Novo quadro tubular em aço inteiriço com sub-quadro aparafusado
A peça central dos novos modelos BMW R 12 é a estrutura principal da ponte tubular de aço totalmente desenvolvida. Este novo quadro difere da série R nineT anterior, que tinha um quadro principal dianteiro e um quadro principal traseiro. Com isso, o novo quadro elimina a necessidade de fixações prévias, reduzindo o peso e conferindo aos novos modelos R 12 um visual mais ‘clean’ e clássico. Há ainda novas ferramentas redondas clássicas, além de tomada USB-C e 12V como equipamento padrão. O display digital está disponível como um extra opcional de fábrica.
A nova R 12 nineT está equipada com dois instrumentos analógicos circulares para velocidade e rpm do motor, uma porta USB-C no lado esquerdo e uma tomada de 12 V no lado direito para a alimentação de bordo. Os instrumentos circulares continuam a suportar a personalização, comunicando-se através de um barramento LIN e separando as unidades de controle e exibição. A instrumentação padrão da nova R 12 é limitada ao velocímetro, mas o conta-rotações pode ser equipado com acessórios originais da BMW Motorcycle.
As novas R 12 nineT e R 12 estão disponíveis como roadsters e cruisers, cada uma oferecendo um design clássico e uma ergonomia ideal. A R 12 nineT apresenta o depósito de alumínio com painéis laterais escovados e transparentes, o assento e a corcunda traseira criam uma linha ascendente e dinâmica. A ergonomia melhorada em comparação com o modelo anterior deve-se principalmente ao depósito de combustível 30 mm mais curto e estreito na zona traseira. O piloto fica mais próximo do guiador e beneficia de melhor contato com os joelhos e tem uma posição sentada mais orientada para a frente da moto – leia-se mais desportiva.
Na nova BMW R 12, o depósito de aço, que lembra os chamados “depósitos torradores” dos modelos BMW /5 dos anos setenta, enfatiza a linguagem típica do design cruiser com o clássico formato de lágrima e forma uma linha descendente em combinação com o assento individual padrão e a tampa da roda traseira curvada e rebaixada. A grande roda dianteira de 19 polegadas e a pequena roda traseira de 16 polegadas complementam-se harmoniosamente. O design clássico da cruiser também se reflete na posição descontraída do assento com altura baixa e guiador largo.
Existem três opções de pintura atraentes e elegantes, como Classic Roadster e Classic Cruiser.
Cada uma destas duas motos, a BMW R 12 nineT e a R 12, está disponível em três opções de cores atraentes.
R 12 nineT: Tinta base metálica Blackstorm.
Cor adicional San Remo Green metálico.
Opção 719 “Alumínio” em alumínio escovado / pintura preto meia-noite.
R 12: Tinta de base mate metálica Blackstorm.
Cor adicional Vermelho Aventurina metálico.
Opção 719 “Thorium” em Avus Silver metálico.
Destaques das novas BMW R 12 nineT e R 12
- Design clássico e purista como roadster e cruiser.
- Motor boxer de 2 cilindros refrigerado a ar/óleo.
- Acabamento com grande atenção aos detalhes.
- Projetado para personalização.
- R 12 nineT com 80 kW (109 cv) a 7.000 rpm e 115 Nm a 6.500 rpm.
- R 12 com 70 kW (95 CV) a 6.500 rpm e 110 Nm a 6.000 rpm.
- Sistema de escape lateral esquerdo com silenciador duplo e ponteiras cónicas.
- Nova caixa de ar, agora integrada sob o selim.
- Quadro tubular de peça única com chassi auxiliar traseiro aparafusado.
- Garfos telescópicos invertidos totalmente ajustáveis na frente e braço oscilante Paralever com amortecedor na traseira agora ajustado em ângulo com amortecimento revisado em função do curso.
- Pinças monobloco de 4 pistões montadas radialmente, linhas de travão flexíveis em aço e discos de freio flutuantes de 310 mm.
- Potente sistema de travagem em combinação com o BMW Motorrad ABS Pro para uma travagem segura mesmo em curva.
- Possibilidade de personalização à medida graças aos acessórios originais BMW Motorrad, conhecidos pela sua qualidade superior.
- Modos de pilotagem padrão “Rain”, “Road” e “Dynamic” no modelo R 12 nineT e “Roll” e “Rock” no modelo R 12.
- DTC (Dynamic Traction Control) e controle de torque de arrasto do motor como padrão.
- Nova instrumentação redonda clássica e tomada USB-C e 12 V. Display digital disponível como opção de fábrica.
- Potentes faróis LED de série e Headlight Pro adaptativo como equipamento opcional de fábrica.
- O sistema Keyless Ride é padrão.
- Três opções de pintura atraentes.
- Uma gama personalizada de opções de personalização de fábrica disponíveis com Acessórios Originais BMW Motorrad, conhecidos pela sua qualidade premium.
0 comments