Bimota Tesi 400: Sonho ou realidade?

By on 21 Abril, 2023

O motor de quatro cilindros da futura Kawasaki ZX-4R poderá ser usado pela Bimota para fazer uma pequena Tesi, capaz de variar eletronicamente a altura.

A Kawasaki ZX-4R ainda não chegou ao mercado e já está a gerar numerosos rumores. Um deles é a possibilidade da marca ir usar o pequeno quatro cilindros para montá-lo naquela que seria a futura Kawasaki Z400RS, mas as novidades não se ficam por aqui.

Sucede que a Bimota (casa italiana que desde 2019 pertence à Kawasaki) também não quer perder a oportunidade de usar este motor (desde 2019 a casa italiana pertence à gigante japonesa). Os nossos colegas da Young Machine, acreditam que no futuro chegará uma Bimota Tesi 400 que montará o motor de quatro cilindros da ZX-4R. Este motor com o Ram Air a atuar  é capaz de entregar até 80 CV. A potência e a compacidade do motor tornam-no ideal para uso numa moto desportiva.

O primeiro fruto do ‘casamento’entre as duas empresas em 2019 foi a Bimota Tesi H2, que utilizava o quatro cilindros superalimentado da Ninja H2. Então em 2021 surgiu a Bimota KB4, que montou o motor Ninja 1000 e um ano depois chegaram a KB4RC e a BX450, sendo esta última a primeira Bimota offroad da sua história.

No EICMA 2022 de Milão, a marca italiana mostrou o projeto Tera, uma crossover trail que tinha como novidade a possibilidade de variar eletronicamente a altura. O bom trabalho da Bimota e as possibilidades oferecidas pelo quatro cilindros de 399 cc, poderiam resultar numa excelente moto desportiva que beneficiaria da tecnologia desenvolvida no projeto Tera.

Um Bimota de pequena cilindrada seria direcionada para quem busca acima de tudo leveza e maneabilidade. Além disso, os 77 CV (sem o Ram Air) do modelo de série, permitiria oferecer até uma versão limitada para os titulares da licença A2 .

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments