Bimota e a nova KB5 tentarão reescrever a história das SBK
A Bimota KB5 estará pronta para se estrear no próximo Campeonato do Mundo de Superbike de 2025. Claro que a marca já anunciou que implementará inúmeras mudanças e melhorias em relação à sua antecessora, conseguindo ultrapassar a barreira dos 220 CV. Uma nova fera pronta para as pistas.
Estamos a falar de uma moto derivada diretamente da atual Kawasaki ZX-10RR, embora com personalidade própria e carregada de melhorias e inovações em relação à japonesa. Uma montagem que vem tentar restaurar a sequência de títulos que a empresa japonesa conseguiu entre 2015 e 2020.
A nova geração KB5 deve o seu nome à associação de ambas as marcas pela quinta vez na sua história: K (Kawasaki), B (Bimota) e 5 o número de colaborações até agora. Os pilotos da Kawasaki Racing Team, Alex Lowes e Axel Bassani são transferidos para a nova equipa.
Claro que, terá um quadro próprio (possivelmente do tipo tubular, em aço e reforçado com carbono) sobre o qual trabalham ambas as marcas, e o todo-poderoso quatro cilindros que deverá entregar uma potência final em torno de 220 CV, superando as atuais 15.100 rpm . Uma fera que tornará as coisas muito difíceis para seus rivais diretos.
Claro que o resto da ciclística deve estar à altura para que a nova equipa, a ‘Bimota by Kawasaki Racing Team’ capitaneada por Guim Roda, possa lutar pelo título no final do ano. Para isso, a marca utiliza Ohlins nas suspensões e Brembo na travagem, em ambos os casos com elementos de última geração.
Antes da apresentação da moto de pista, a marca deverá ter fabricado 125 exemplares registáveis da futura KB5, e pelo menos 500 no primeiro ano de participação no WSBK, com um limite de 44 mil euros por unidade. Presumimos que já haverá uma lista de espera para conseguir uma dessas joias da indústria de duas rodas.
Recordemos que Bimota e Kawasaki juntaram-se quando em 2019 a marca japonesa assumiu 49,9% das ações da marca Rimini. Desde então lançaram a KB4, 40 anos após sua última colaboração em 1982 com a KB3. Agora, com o KB5, começa uma nova era, esperançosamente cheia de sucesso, dentro e fora das pistas.
0 comments