Benelli TNT 899: Uma naked ‘ressuscitada’ da década de 1990

By on 9 Setembro, 2022

A par da apresentação para o mercado chinês da TRK 702, o Grupo Quianjiang apresentou também a Benelli TNT 899, na prática o ressurgimento de um modelo conhecido, conforme estava prometido.  

Há dois anos, o poderoso Grupo Quianjiang que é dono da QJ Motor, anunciou uma grande extensão das suas gamas com a chegada de vários motores , incluindo três cilindros de 900 e 1200cc, garantindo ao mesmo tempo que a gama TNT faria o seu regresso. Este é realmente o caso, mas trata-se mais do renascimento de um modelo já conhecido do que outra coisa. De facto, a TNT retoma quase inteiramente os elementos empregues (estética inclusive) na TNT 899 de 2008.

Começando com o seu motor de três cilindros de 898cc que entrega 120 cavalos de potência a 10.000 rpm em vez dos anteriores 98 cv a 9500 rpm, essa é a novidade mais saliente. Porque de resto, é empregue a mesma base estrutural, um quadro tubular em aço, apoiado numa forquilha com bainhas invertidas de 50 mm e num monoamortecedor traseiro ajustável em pré-carga e extensão. A travagem é assegurada por pinças radiais Brembo, que agora contam com o ABS Bosch.

Esteticamente, as semelhanças com a anterior TNT são óbvias, apenas o farol dianteiro muda com a adoção de uma nova assinatura de luz LED, assim como o painel de instrumentos TFT. No restante, esta Benelli TNT 899 é de facto uma réplica fiel do modelo da década de 2000, o que também se nota no peso, 210 kg anunciados em ordem de marcha com os anteriores 224 kg declarados.

Face a tudo isto, é improvável que a Benelli venha a decidir comercializar a TNT 899 na Europa, até porque o seu motor não atende aos padrões de emissão Euro 5. Mas quem sabe, talvez o futuro reserve surpresas.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments