Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Aprilia RSV4 X ex3ma, modelo desportivo mais sofisticado alguma vez produzido

By on 23 Setembro, 2024

Uma das mais importantes missões da Aprilia Racing, a mais bem sucedida divisão europeia na história do MotoGP com 298 vitórias em GPs, tem sido sempre o desenvolvimento de tecnologia de ponta para os entusiastas das motos em todo o mundo.

Desde a eletrónica avançada para motos até à criação de quadros e suspensões de classe mundial e soluções aerodinâmicas pioneiras que redefiniram o conceito de corrida de motos, todas as inovações técnicas que tornaram a Aprilia famosa foram desenvolvidas na Divisão Racing, vencedora de 54 títulos mundiais. É por isso que possuir e conduzir uma Aprilia sempre foi uma marca dos pilotos mais habilidosos e competentes.

A Aprilia Racing continua a sua busca pela mais alta tecnologia com a RSV4 X ex3ma, a mais sofisticada RSV4 alguma vez produzida. Este é o quarto capítulo de um projeto único que começou em 2019 com a RSV4 X, seguido da Tuono X, e que progrediu em 2022 com a mais avançada RSV4 X Thirty. Estes modelos verdadeiramente únicos, marcados por um “X”, representam o auge da tecnologia e do desempenho disponíveis para o público.

A Aprilia Racing foi a primeira a levar os estudos aerodinâmicos ao extremo no MotoGP. Reconhecendo a sua importância, introduziu soluções inovadoras que tornaram o protótipo Aprilia RS-GP o mais avançado neste domínio.

A Aprilia RSV4 X ex3ma marca uma ligação direta com o MotoGP, uma vez que é a primeira e única moto disponível para venda ao público equipada com aerodinâmica de efeito solo. Esta tecnologia altamente sofisticada, inteiramente desenvolvida e patenteada pela Aprilia Racing, era anteriormente exclusiva da RS-GP 24, que compete no MotoGP.

A forma específica da carenagem moldada nos flancos explora a pressão do ar entre o solo e a moto durante as curvas, aumentando a aderência. Todo o pacote aerodinâmico, derivado do MotoGP, inclui a asa dianteira de novo design, a asa inferior (vulgarmente conhecida como a “colher”) sob o braço oscilante e as asas de curva na parte inferior do guarda-lamas dianteiro.

A carenagem é feita inteiramente em fibra de carbono, trabalhada pela PAN Compositi utilizando as mesmas técnicas do MotoGP. Em comparação com a já avançada X Trenta, aumenta cinco vezes a pressão vertical do ar em linha reta, melhorando a estabilidade e a precisão e reduzindo os “wheelies”. Nas curvas, triplica a força descendente, melhorando significativamente a aderência.

A pintura especial Perla Nera inspira-se na herança da Aprilia e na mitologia das corridas de motos. O acabamento em preto brilhante e gráfico da RSV4 X ex3ma é um claro tributo a uma das motos icónicas da história do desporto, a RS 250, com a qual Max Biaggi venceu três campeonatos mundiais consecutivos de 1994 a 1996 na classe 250cc. Não é por acaso que a Aprilia Racing escolheu esta pintura para a recente corrida de Silverstone. Para celebrar os 75 anos do MotoGP, cada fabricante competiu com as suas cores mais icónicas.

A ficha técnica descreve uma verdadeira moto de competição sem compromissos. O lendário motor V4 de 65°, com uma cilindrada de 1099 cc, foi afinado pelos especialistas em motores da Aprilia Racing, oferecendo 230 cv às 13.500 rpm (com uma velocidade máxima de 13.900 rpm) e 131 Nm de binário às 11.000 rpm. Esta performance é conseguida através de uma afinação específica do V4, que inclui uma taxa de compressão mais elevada, um filtro de ar Sprint Filter de alta permeabilidade, e um sistema de escape SC Project com cabeças em titânio e tubos de escape duplos.

A evolução da Aprilia RSV4 X ex3ma vai para além das inovações aerodinâmicas e do motor – os sistemas electrónicos também elevam esta superbike a novos níveis de tecnologia e performance. A ECU que gere todos os controlos electrónicos activos é a reconhecida APX da Aprilia Racing, um componente exclusivo e a mais recente evolução do sistema utilizado nos Campeonatos do Mundo WSBK ganhos por Biaggi e pela RSV4. Esta ECU incorpora as mesmas estratégias de funcionamento dos modelos de competição da RSV4 e inclui um sistema integrado de aquisição de dados, utilizando sensores específicos essenciais para afinar a dinâmica do veículo.

Em particular, o sistema APX permite uma calibração precisa do controlo do cavalinho, da potência, do controlo da tração e da travagem do motor para cada mudança. O piloto pode ajustar estes parâmetros em movimento, utilizando o painel de botões dedicado, ou durante a configuração da moto através de um software de interface editável no computador portátil incluído. Um GPS integrado melhora ainda mais o sistema APX. Um portátil Yashi é fornecido com a moto para gerir eficazmente o software da ECU.

O quadro de alumínio, há muito um símbolo da mestria da Aprilia na criação de quadros e suspensões ágeis e precisos, é reforçado pela suspensão mecânica Ohlins com uma configuração personalizada, incluindo uma sofisticada forquilha pressurizada. O sistema de travagem Brembo inclui uma bomba radial 19×16 na frente, pinças de billet GP4 MS com pastilhas de corrida Z04 e discos de travão T Drive de 330 mm, enquanto o disco de travão traseiro está equipado com uma pinça com revestimento de níquel.

A Aprilia RSV4 X ex3ma tem jantes em fibra de carbono, que reduzem o peso e a massa não suspensa, melhorando o comportamento, a aceleração e a travagem. Estas jantes estão equipadas com os mesmos pneus slick utilizados pela Pirelli no Campeonato do Mundo de Superbike: SC1 (à frente, 125/70) e SCX (atrás, 200/65).

Todos os detalhes demonstram o trabalho meticuloso que a Aprilia Racing investiu neste modelo, incluindo os guarda-lamas em fibra de carbono. O interrutor do guiador direito é um componente de competição da Jetprime, enquanto que os poisa-pés ajustáveis, a manete de embraiagem, a placa de direção (gravada com o número de série do modelo), a tampa do depósito, a caixa do motor e as protecções da manete do travão dianteiro são todos feitos em alumínio.

Os radiadores de água e óleo sobredimensionados, fabricados de acordo com as especificações de competição pela Taleo Tecnoracing, melhoram ainda mais o desempenho. A transmissão final inclui uma coroa de titânio, um pinhão mais leve da PBR e uma corrente de corrida RK.

Disponibilidade e preço
Cada uma das 30 motos Aprilia RSV4 X ex3ma, com preço de 80,000 euros (sem IVA) na Europa, estará disponível para reserva exclusivamente online a partir de setembro em FACTORYWORKS.APRILIA.COM. Os compradores sortudos terão a oportunidade única de levantar a sua moto na Aprilia Racing em Noale, com uma visita exclusiva à divisão de competição. Para além da sua RSV4 limitada e numerada, receberão um portátil Yashi, uma capa personalizada para a moto, um tapete dedicado e um suporte traseiro.

A RSV4 X ex3ma faz parte do programa Factory Works lançado pela Aprilia Racing: um projeto concebido e executado internamente no Departamento de Corridas de Noale, concebido para trazer a mesma tecnologia desenvolvida nas corridas aos pilotos que competem ao mais alto nível nos campeonatos de séries derivadas ou para aqueles que querem uma RSV4 ou Tuono V4 com uma performance inigualável.

Fonte:Aprilia Racing

Imagem:Aprilia Racing

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments