Como viajar a dois na nova BMW R 1300 GS

By on 7 Maio, 2024

Uma moto de turismo decente deve ter espaço para duas pessoas poderem viajar com absoluto conforto. Mas será que as mais recentes propostas do mercado cumprem totalmente esse requisito, especificamente a nova R 1300 GS da BMW?

O verão aproxima-se rapidamente e com ele, dias quentes e de sol vão iluminar as nossas viagens. Aleatoriamente, escolhemos uma das últimas propostas do mercado, a BMW R 1300 GS e recolhemos a opinião de uma ‘pendura’ experimentada. Mel já conduziu inúmeros modelos diferentes através do seu trabalho como piloto de testes de motos, mas por outro lado, conhece muito bem o lugar do passageiro graças às suas viagens a dois, tendo já percorrido bem mais de 100.000 quilómetros através de 29 países nessas condições.

Ângulo agradável do joelho, bons apoios para as mãos, mas não muito espaço

Recentemente, Mel experimentou o lugar do passageiro numa novíssima R 1300 GS, e deu-nos o seu parecer:  “O ângulo do joelho é muito confortável, as alças de apoio para as mão também são fáceis de alcançar. O espaço é decente, mas não dos mais generosos – pode ficar um pouco mais apertado para dois adultos ‘larginhos’. Wolf, com os seus 1,75 metros de altura, e o magro condutor, de 1,60 metros, não podiam reclamar nesse aspecto”.

Potência mais que suficiente para conduzir com duas pessoas

Ao andar com duas pessoas, o condutor dificilmente “sente” o peso do passageiro(a) na nova R1300 GS. De qualquer forma, há bastante potência, e o milagroso torque do motor proporciona um impacto poderoso. Isso foi verificado por Mel e de Wolf num pedaço de auto-estrada antes de seguirem por estradas sinuosas através de Espanha em direção a Viena de Áustria. A proteção da R 1300 GS contra o vento e intempéries também é muito boa, não há do que reclamar. E além disso, o passageiro também tem uma boa visão geral, o que é obviamente colocado de lado se escolherem o assento de enduro mais plano.

Condução em duo fora de estrada

Uma coisa é certa, quanto pior a estrada mais o passageiro aprecia o chassis e o conforto de condução associado. Os desníveis no solo são suavemente resolvidos no modo Street. Amenidades que continuam especialmente quando se entra em caminhos não pavimentados. A R1300 GS também oferece mais conforto do que muitas outras motos no fora de estrada; nem todas a gravilha ou colinas são obstáculos para conduzir a dois… e é aqui que a nova R 1300 GS traça as virtudes de ser uma moto de aventura.

Não necessariamente top, mas absolutamente pronta para viajar a dois

O resultado final é que Mel sentiu-se muito confortável a bordo da nova R 1300 GS e lhe daria uma nota “Bom” com base nas notas escolares. Em comparação com a antecessora ou outras motos Adventure, há uma ligeira falta de espaço, mas o alcochamento do assento roça a perfeição, o que se nota bem depois de duas ou três horas no lugar do passageiro. No geral, Mel vê a R1300 GS como absolutamente pronta para a viagem uma dois, capaz de ir muito longe – e o condutor de Wolf revela uma opinião parecida.

Conclusão

Concluíndo… A nova BMW R 1300 GS traz-nos o melhor de dois mundos. Consegue oferecer o melhor compromisso para viajar a dois, tanto em pavimentos de asfalto como em estradas de terra. Claro que há outras propostas a esse nível, como a nova geração da Ducati Multistrada, entre outras. Mas aqui a nossa análise, envolve especificamente a nova moto de aventura de Munique.

Fonte: 1000PS

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments