A primeira Royal Enfield elétrica até 2025?
‘O futuro é elétrico’… Esta frase tornou-se um lema entre os defensores das motos elétricas, que na Índia certamente vão ser alvo de um enorme impulso face à lei que restringirá o uso de motos de baixa cilindrada com motores ICE (de combustão), já a partir de 2025. E isto, certamente, irá acelerar alguns projetos eléctricos.
A partir de 2025, os motociclos com motores de combustão interna de pequena cilindrada (até 150cc), serão proibidos na Índia, e isto fez disparar os alarmes na Royal Enfield, que teme que num futuro não muito distante a restrição possa ser aplicada também a cilindradas maiores.
No entanto, já em agosto de 2020 uma equipa de desenvolvimento especialmente criada estava a trabalhar em vários protótipos com emissões zero. Seguiu-se em fevereiro de 2023 um comunicado onde a Royal Enfield afirmou estar a investir entre 100 e 150 milhões de dólares no desenvolvimento de veículos movidos a bateria.
Elétrica com linhas clássicas
Em novembro de 2022, o site AutocarÍndia.com apresentou uma imagem prévia do protótipo Royal Enfield Elektrik01 que mostra claramente a intenção de continuar no caminho das linhas clássicas que sempre caracterizaram a marca. No entanto, o design do quadro é muito particular: os elementos sobressaem de ambos os lados do T de direção; um corre ao longo da borda superior do depósito de combustível, o outro em direção à parte inferior, onde a bateria parece estar alojada.
A suspensão dianteira também é extremamente original, que parece lembrar as forquilhas em paralelogramo dos bons e velhos tempos, mas na realidade tem um layout inovador, talvez derivado de uma suspensão Hossack – aquela a partir da qual foi desenvolvido o BMW Duolever – reinterpretada com o uso de dois amortecedores.
O primeiro protótipo elétrico da Royal Enfield mantendo o classicismo que caracteriza a marca
Interpretação elétrica da Himalayan
Agora surgiu na net um esboço (foto de abertura) que parece vir do Royal Enfield Style Center e diz respeito a uma interpretação elétrica da Himalayan, a trail adventure da marca. Aqui as linhas são bem mais modernas, aerodinâmicas, há o “bico” frontal e uma máscara de farol semelhante à da Husqvarna Norden. Enquanto isso, o quadro tem uma tendência semelhante ao original do primeiro protótipo: o motor está fixado no quadro, bem na frente do braço oscilante arqueado, e a suspensão traseira possui um clássico sistema cantilever monoamortecedor.
Obviamente não há dados técnicos, mas o gerente Siddhartha Lai anunciou que a primeira Royal Enfield elétrico deverá chegar até 2025, embora provavelmente não seja a Himalayan, mas um veículo menor. Isto é tudo o que se sabe por enquanto da nova Royal Enfield elétrica.
0 comments