Trackdays – Como ultrapassar outros pilotos em pista

By on 4 Julho, 2023

Ultrapassar deve ser a manobra que mais emoção nos causa quando rolamos em pista e passar um piloto mais lento vai certamente acontecer em qualquer Trackday que participemos. No entanto nem sempre é uma manobra fácil de executar sobretudo quando as diferenças de andamento são ligeiras. Uma coisa é conseguirmos chegar-nos ao piloto que roda à nossa frente e outra é ultrapassá-lo.

Rodar atrás de um piloto mais lento pode causar alguma frustração e ansiedade e muitas das vezes levar-nos a cometer erros desnecessários. Por isso é importante manter a calma e rodar se necessário atrás do piloto à nossa frente durante algum tempo para melhor estudarmos a altura e a forma mais efectiva de o ultrapassar.

Primeiro é preciso mentalizarmo-nos de que um Trackday não é uma corrida mas sim um dia em pista durante o qual iremos procurar aperfeiçoar a nossa técnica e sobretudo competirmos connosco mesmos, tirando ali umas décimas e mais ali outras milésimas e terminarmos o dia com o nosso tempo por volta melhorado.

É claro que durante este processo de aperfeiçoamento vamos ter que lidar com ultrapassagens mas as mesmas devem ser realizadas de forma natural, sem necessidade de sermos demasiado agressivos, respeitando as trajectórias dos restantes pilotos e tentando que os mesmos se apercebam da nossa presença na sua traseira. Muitos ao sentirem a vossa proximidade vão certamente dar-vos passagem, outros mais nervosos acabarão por cometer algum erro permitindo que os passemos com maior facilidade. Por isso é manter a calma e estudar o melhor local para realizarmos a ultrapassagem de forma segura.

É importante durante a aproximação manter uma distância de segurança entre nós e o piloto que roda na nossa frente pois não conhecemos a sua experiência em pista e não queremos certamente que pela sua falta de experiência algum erro na travagem ou na trajectória possa vir a criar uma situação inesperada que nos obrigue a uma manobra brusca de travagem ou desvio. Se possível é sempre preferível realizar as ultrapassagens em recta ou eventualmente na travagem para as curvas, travando mais tarde e tapando a trajectória ideal do lado de dentro da curva.

Qualquer ultrapassagem é sempre um desafio e deve ser pensada com a cabeça fria, sem precipitações nem exageros nas travagens ou nas trajectórias, de forma a não sermos nós eventualmente a provocar uma situação de descontrole, tanto para nós como para quem ultrapassamos.

 

O processo implica por isso paciência e observação. Deveremos rodar atrás do piloto na nossa frente durante algum tempo e estudarmos um pouco a pilotagem que o mesmo realiza. Muitas vezes, sobretudo nos níveis mais baixos ou intermédios, os pilotos não têm muita experiência em pista e tendem a alargar trajectórias ou a entrar demasiado pendurados nos travões ou o contrário, travarem cedo de mais, ou ainda acelerarem mais tarde à saída das curvas… É por isso importante perdermos algum tempo atrás do mesmo e pensarmos no melhor local para os superar.

Depois existe o factor potência, pois se rodamos numa moto menos potente teremos que pensar em ultrapassar em curva ou na travagem, já que em recta o piloto com a moto mais potente terá sempre vantagem. Por isso terá que apurar a sua pilotagem em curva, travando mais tarde e acelerando mais cedo e de preferência numa parte do circuito com mais curvas onde possa ganhar alguma distância e não seja ultrapassado logo de seguida na recta seguinte. Se isso acontecer, o que é natural, não perca a calma e volte a repetir o processo. O ser passado em curva por outro piloto mais do que uma vez incute respeito e alguma frustração pelo que certamente o piloto da moto mais potente acabará por desistir de o passar novamente em recta.

O tipo de ultrapassagens mais habitual será à entrada das curvas, tentando travar mais tarde e colocando a moto no interior da trajectória, mesmo não sendo a ideal, mas fazendo com que o piloto que acabou de o ver passar pelo interior perceba as suas intenções e acabe por alargar a sua própria trajectória facilitando a nossa ultrapassagem. 

Pode dar-se o caso de o outro piloto manter a intenção de não facilitar a ultrapassagem e aí podem-se dar diferentes situações; ou nós acabamos por ceder a sua passagem pois vemos que não conseguimos concretizar a ultrapassagem, ou acabamos por alargar a nossa trajectória correndo o risco de ambos seguirmos paralelamente para fora do Apex da curva ou ainda acabarmos por o fazer sozinhos, alargando a trajectória e o piloto que ficou para trás conseguir fechar a mesma antes de nós e novamente ganhar vantagem.

No caso de termos uma moto mais potente podemos evitar travar mais tarde, seguirmos a trajectória ideal em curva e acelerar mais cedo à saída da mesma tirando partido da nossa maior potência. Claro que em recta poderemos também tirar partido da maior potência da nossa moto e chegarmos antes do piloto mais lento à próxima curva.

No caso de nada resultar podemos sempre explorar, com uma visão mais ampla, o que se passa na nossa frente. Trajectórias alternativas que possam criar espaços e oportunidades de ultrapassar a moto da frente podem resultar. Devemos evitar seguir sempre na mesma trajectória do piloto e procurar alternativas que possam trazer vantagem e abrir espaço de pista livre na nossa frente, surpreendendo o piloto que pretendemos ultrapassar.

Como já referimos anteriormente o importante é manter a cabeça fria e ir estudando a melhor forma de realizarmos uma ultrapassagem limpa e segura. E lembre-se sempre que uma coisa é conseguirmos apanhar quem roda na nossa frente e outra é ultrapassá-lo. Por isso vale a pena perder algum tempo a estudar e perceber como o concretizar da melhor forma. Pouco a pouco iremos aperfeiçoando o processo e ganhando experiência e confiança. 

Não esqueça também que cada piloto é diferente e que o que funciona com uns poderá não funcionar com outros e que alguns pilotos, apesar de terem menos moto e menos experiência do que nós, podem não gostar de serem ultrapassados e terem uma atitude mais agressiva convosco.

É importante manter o respeito e a esportividade em pista e cumprir as regras estipuladas pelo organizador do Trackday, que normalmente nos são transmitidas no início do mesmo durante os briefings que se realizam…

Boas curvas e não esqueçam… Acelerem na pista e não na estrada !!!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments