Mais vale prevenir que remediar – Como dificultar o roubo de motos
O roubo de motos é cada vez mais uma realidade com que nos deparamos nos nossos dias. Crime organizado ou delitos pontuais o certo é que as motos representam um apetecível bem para os amigos do alheio e muitas, uma grande percentagem, desaparecem para sempre. Vendidas às peças, ou colocadas em contentores para serem vendidas em ouitros mercados, muitas vezes encomendas específicas de determinadas marcas ou modelos, mais de 40% das motos roubadas não são recuperadas.
Daí que não dá para encarar esta realidade de ânimo leve e como “o seguro morreu de velho” mais vale colocar trancas à porta ( moto ) antes que a desgraça bata na mesma.
Enquanto que os delitos realizados por pequenos marginais se focam em motos de menor cilindrada, ( a um amigo já lhe levaram duas PCX ) os criminosos mais organizados procuram as motos de maior valor, aquelas que no mercado paralelo conseguem obter maior valor.
Por isso todos os cuidados são poucos e embora as motos mais sofisticadas e caras tenham normalmente chaves com chip o certo é que os meios do outro lado também evoluíram paralelamente e a electrónica deixou de ser segredo para as redes internacionais que praticam este tipo de criminalidade.
Considerando que todos temos apreço às nossas motos que foram adquiridas com o fruto do nosso trabalho é bom que estejamos atentos e que determinadas rotinas se apliquem para evitar surpresas :
- Em qualquer lugar que estacionemos devemos sempre trancar a direção moto e no mínimo colocar um cadeado na roda dianteira, seja no disco seja na própria jante, de preferência abraçando um qualquer objecto fixo na via pública ( ex: um poste ). Há cadeados de vários tipos e formatos, invista num de qualidade e que seja visível, no sentido de evitar arrancar a moto com o mesmo ainda colocado. Devemos preferir sempre estacionar a moto em local visível e se possível em estacionamento próprio para as mesmas.
- Invista se possível na instalação de um sistema de tracking via GPS. Isso permitirá através de uma App no seu telemóvel receber avisos sobre a localização da moto e se alguém a tentou deslocar. Em caso de roubo permitirá às autoridades localizar a mesma e proceder à sua recuperação.
- A colocação de um alarme pode ser também uma alternativa. Os mais sofisticados fazem um bloqueio de ignição impedindo o arranque da moto. E ou alertam o proprietário de tentativa de deslocação da moto. Algumas companhias de seguros consideram a colocação do alarme como um investimento na diminuição do risco de roubo pelo proprietário e propõem prémios mais baixos por essa razão.
- Marcar a sua moto em locais não visíveis pode em caso de recuperação permitir a sua identificação. O número de quadro e de motor são muitas vezes adulterados não permitindo a identificação da moto. A colocação de marcas em sítios estratégicos do chassi e do motor ( por exemplo com um pequeno punção ) permite passar essa informação às autoridades como elemento extra de identificação.
- Usar uma capa no caso de estacionar a moto na via pública por períodos mais longos poderá ser um elemento extra dissuasor dos amigos do alheio. Muitas vezes circulam pela cidade à procura de um modelo determinado de moto ( são encomendas para peças ) e o ter a moto tapada impede o seu reconhecimento. As capas protegem também dos elementos climatéricos e algumas montam elos que podem ser atravessados pelos cadeados ( de corrente ou em U ) para impedir a sua remoção.
- Reforce a segurança na sua garagem montando câmaras de vigilância e eventualmente um elo embutido no próprio chão da garagem onde possa passar uma corrente, sendo que uma coluna também serve.
- Finalmente e talvez o mais simples e prático, instale um corta corrente. Existem de vários tipos desde um simples interruptor colocado num lugar pouco visível e outros que permitem retirar uma peça do mesmo que transportamos connosco.
Por fim um último conselho, não facilite e não pense que apenas acontecem aos outros. Invista na segurança da sua moto e evite passar por um desgosto. De preferência utilize mais do que um dos meios aqui sugeridos para garantir que a sua moto se encontra no local quando voltar para a mesma.
Não se esqueçam que “eles andem aí…“
0 comments