8 gestos motociclistas que deves conhecer
A linguagem gestual dos motociclistas é muito popular nos passeios domingueiros, e até mesmo no quotidiano. Para ficar a conhecer o significado desses sinais, deixamos neste artigo algumas dicas para os saber distinguir.
A moto é um meio de transporte, em certo sentido, perigoso, porque só tem duas rodas e o nosso corpo está ao ar livre. Em caso de acidente, é o corpo do motociclista que sofre, absorvendo todo o impacto. Por esse motivo, é necessário extremo cuidado. Por esta razão, existe toda uma série de gestos de motociclistas que se utilizam para comunicar os outros sobre um determinado perigo.
São orientações que podem ser muito interessantes para entender o que está a acontecer ao seu redor ou, claro, até que ponto uma emergência está a ser comunicada. Graças a estas informações é possível antecipar possíveis perigos. É verdade que com o tempo esses gestos tendem a perderam popularidade, mas muitos motociclistas continuam a praticá-los.
São diversos os gestos do motociclista que permitem saber a presença de perigos na estrada ou que são simplesmente emitidos por pura cordialidade. A seguir detalhamos quais são os mais repetidos e, claro, aqueles que podem ser mais interessantes para si.
- Abrir e fechar a mão: Este gesto indica-nos que deixamos o pisca-pisca ligado ou que não estamos a utilizar as luzes quando são necessárias ou obrigatórias.
- Estender a mão esquerda com a palma voltada para trás: Pode haver um carro ou obstáculo que o impeça de ultrapassá-lo com segurança.
- Fazer um V com os dedos: É a forma de saudação mais utilizada entre os motociclistas.
- Deixar o capacete no ombro: Você está parado e a pedir ajuda porque tem um problema mecânico ou precisa de ajuda de outra forma.
- Movimentar a mão para cima e para baixo: O motociclista está a avisar para diminuir a velocidade.
- Sinais movendo a mão para frente e para trás: É um gesto de motociclista dizendo para seguir em frente.
- Esticar a perna na ultrapassagem: É uma saudação que se realiza ao facilitar a manobra de ultrapassagem.
- Apontar para o chão com o pé: Existem problemas no asfalto, seja por falta de aderência ou pela existência de buracos e irregularidades no mesmo.
Em suma, são gestos do motociclista que visam informar os outros condutores sobre qualquer aspecto relevante da estrada. Estamos diante de uma fórmula que ainda é comum, embora seja um costume que se tem perdido nas últimas gerações. Então, vale a pena informá-los com este artigo.
0 comments