Manutenção: A importância do alinhamento das rodas e tensão da corrente para os pneus

By on 2 Janeiro, 2024

Uma manutenção incorrecta da moto danifica muitos mais elementos do que possa imaginar. Por exemplo, uma corrente solta ou o mau alinhamento de rodas, desgastam permaturamente os pneus.

A transmissão de uma moto é como o maestro de uma orquestra, conduzindo a harmonia entre o motor e as rodas. Porém, quando essa dança sutil é interrompida, os pneus sofrem as consequências. Um fator crítico é o mau alinhamento das rodas, que provoca desgaste irregular dos pneus e afeta a nossa segurança.

Acontece que o mau alinhamento das rodas não afeta apenas a estabilidade da moto, mas também se manifesta em problemas para a condução. O guiador pode vibrar de maneira incomum e a moto pode tender a derrapar em linha reta. Nas curvas, o desalinhamento pode criar uma sensação de instabilidade, comprometendo a capacidade de se manobrar com precisão.

Verificação da tensão da corrente e alinhamento de rodas

A chave para evitar estes problemas reside numa manutenção cuidada . Verificar regularmente a tensão da corrente é essencial. Uma corrente solta causa solavancos, mas também existe o problema de alinhamento das rodas traseiras. Se não estiver correto, a roda será desviada para um lado ou para outro, causando desgaste irregular dos pneus.

Importa assim manter a tensão da corrente dentro dos limites recomendados pelo fabricante, para garantir uma transmissão eficiente e um alinhamento correto. Para isso, existem marcas no braço oscilante, onde está alojado o eixo da roda traseira, que servem para verificar se o mesmo está devidamente alinhado.

Também na hora de trocar os pneus deve aproveitar para fazer uma inspeção completa ou estará a desperdiçar dinheiro, caso não haja um alinhamento correcto das rodas – desgastando permanuramente os pneus. Certifique-se de que a tensão da corrente esteja no ponto correto e verifique o alinhamento da roda traseira. Se notar desvios, ajuste a posição da corrente conforme necessário.

Esta abordagem garante que os pneus novos se desgastem uniformemente e prolonga a vida útil de todo o sistema de transmissão.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments