Cuidados a ter na manutenção de motos e scooters elétricas
As motos e scooters elétricas (VE), são conhecidas pelas vantagens que oferecem em termos de custos de funcionamento, e por serem ‘limpas’ em comparação com as suas irmãs de motores térmicos (ICE), mas isso não significa que dispensem a manutenção. Além disso, carregamentos mal executados, podem deitar tudo a perder.
Se já tem ou vai comprar em breve uma moto ou scooter elétrica, tenha a noção de algumas coisas que o podem livrar de embaraços e problemas. É verdade que num veículo com motor térmico, a manutenção é um dos processo mais exigente, uma vez que envolve a manutenção de mais peças móveis no motor. Num veículo elétrico (VE), este processo é comparativamente mais fácil devido à ausência de menores peças móveis. Ainda assim, o que precisa para ter sempre em forma o mesmo?
BATERIA E COMPONENTES ELÉTRICOS
Para começar, precisa de preocupar-se muito menos com o motor e a sua manutenção. Dê prioridade à atenção sobre a bateria e componentes eléctricos. Para além destes dois aspetos, a suspensão, os travões, as rodas e outros componentes, estão sujeitos aos mesmos cuidados de um convencional veículo com motor de combustão.
A bateria é a principal potência de um VE, e certificarmo-nos de que está a funcionar correctamente, é a tarefa mais importante! Os cuidados com a bateria envolvem sobretudo a forma como a bateria é carregada, e condições em que esta é mantida. Com o passar do tempo, a bateria drena, o que significa que perde qualidades para carregar até à sua capacidade máxima, portanto, o registo do tempo necessário para carregar e descarregar irá ajudá-lo a tomar as medidas necessárias para mantê-la.
A nossa sugestão é que nunca deixe a bateria descarregar completamente, uma vez que recarregá-la a partir do zero demora mais tempo, e também aquece mais a bateria, o que será prejudicial a longo prazo.
CUIDADOS NOS CARREGAMENTOS
Outro aspeto a considerar são os carregamentos. Deve usar sempre o carregador certo, e carregar a bateria na voltagem correcta, não sobrecarregá-la, porque isso também reduz a sua vida útil. Também é aconselhável manter a bateria carregada até um certo nível se esta estiver a ser armazenada por um período prolongado.
Finalmente, as condições meteorológicas e de temperatura, também desempenham um papel vital na saúde da bateria. O manual do proprietário que recebe com a moto ou a bateria, deve indicar todos os detalhes sobre a manutenção e os cuidados com a bateria, e segui-los, só lhe garante uma vida mais longa.
Para além da bateria, os componentes eléctricos de um motociclo elétrico também precisam de ser bem mantidos e cuidados. Isto pode ser feito através de uma limpeza regular e assegurando que as partes eléctricas, bem como as partes móveis da sua scooter/moto elétrica estejam livres de sujidade, detritos e humidade. Isto evita um maior esforço ao motor elétrico e bateria.
A manutenção requerida pela suspensão, travões e rodas são do tipo geral que envolve uma limpeza regular, verificação e lubrificação das peças e também a sua substituição quando necessário.
Estes são alguns dos cuidados principais para assegurar uma vida saudável e prolongada à sua scooter ou moto elétrica.
0 comments