Conselhos para aumentar a vida da bateria da tua moto
A bateria da moto é uma das principais fontes de problemas pelo que a sua manutenção e especial atenção à mesma acaba por ganhar alguma importância extra no sentido de minimizarmos problemas que resultam do maus estado da mesma e em simultâneo aumentarmos a sua vida.
As baterias têm evoluído bastante, até porque o futuro diz-se vir a ser no curto médio prazo eléctrico, e hoje em dia muitas motos, sobretudo as topo de gama, montam baterias mais sofisticadas de lítio que teoricamente darão menos problemas e exigem menos manutenção mas ainda assim susceptíveis de nos pregar alguma partida.
Nesse sentido e com o objectivo de podermos manter a bateria da nossa moto o mais saudável possível deveremos tomar uma série de precaução que irão no seu conjunto aumentar a vida da mesma e mantê-la nas melhores condições.
Factores como a temperatura, o tipo de trajectos, a manutenção do seu nível de carga e até mesmo o tipo de utilização da moto ( por exemplo se estiver parada muito tempo a bateria terá tendência a perder carga ) tudo tem influência no bom funcionamento da bateria da vossa moto.
Para já é importante distinguirmos entre tipos de baterias pois nem todas têm as mesmas características nem necessitam dos mesmos cuidados na sua manutenção:
- Baterias Húmidas : São aquelas mais tradicionais em que na parte superior possuem tampas que podem ser retiradas para atestar o nível do líquido no seu interior. No caso destas baterias convém fazer manutenção todos os meses, repôr o electrólito se necessário e o nível de carga máxima.
- Baterias Seladas : São normalmente as fabricadas com elementos do tipo AGM – Absorved Glass Mat, que contêm no seu interior ácido embora sejam herméticas. Neste caso a revisão deverá ser feita cada dois meses com um carregamento suplementar da mesma.
- Baterias de Gel : Estas são semelhantes às baterias anteriores seladas e são especialmente indicadas para motos de pequena e média cilindrada, recomendando-se a sua revisão cada dois meses.
- Baterias de Lítio : Estas caracterizam-se pela sua ligeireza, são resistentes e potentes para além de oferecerem uma maior duração com menos manutenção, digamos que trimestralmente, repondo se necessário a sua carga máxima.
Em termos de carga e de forma a manter a sua capacidade de armazenamento recomendamos que as baterias nunca desçam abaixo dos 50% da sua carga máxima. As cargas deverão ser realizadas de preferência em Modo de carga lenta, durante um período de cerca de 10h. Outra realidade importante em termos de manutenção é o de manter os bornos da bateria sempre limpos e bem apertados. Os bornos da bateria uma vez limpos poderão ser protegidos com, por exemplo, um pouco de vaselina. As baterias devem estar sempre bem fixas à moto para evitar a sua oscilação ou embates na estrutura da moto que poderiam danificar os seus elementos interiores ou até mesmo a sua carcaça exterior.
Segue os seguintes conselhos que agora descrevemos para garantires a longevidade e bom funcionamento da bateria da tua moto:
- No carregamento das baterias utilizar um carregador inteligente que identificam o tipo de bateria e a carga que a mesma necessita. Se utilizarem um carregador tradicional é preferível sempre colocar o carregador em carga lenta e deixar a bateria à carga durante cerca de 10h ou de um dia para o outro.
- Durante o tempo que a moto está parada na vossa garagem recomendamos a utilização de um tipo de carregador que a mantém com a carga recomendada pelo fabricante e evita que a bateria descarregue, no entanto este aparelho não serve para carregar a bateria e tão somente para manter a carga ideal da mesma.
- No princípio do carregamento e no final convém utilizar um voltímetro para ficarmos a saber exactamente o nível de carga que a mesma tem.
- Se possível pelo menos uma vez por semana deveremos arrancar a moto e dar uma volta permitindo que a moto carregue a bateria de forma normal.
- Se soubermos que vamos estar parados durante um período alargado de tempo então recomendamos que se desmonte a bateria, se limpe a mesma e a coloquemos à carga. Depois de carregada deverá ser guardada num local fresco, sem oscilações de temperatura e sem humidade.
- Para evitar ter que desmontar a bateria há quem monte um componente nos bornos que permite com facilidade e sem ferramentas desligar a mesma.
Se seguirmos com atenção alguns deste procedimento teremos a garantia de que quando precisamos da moto ela esteja nas melhores condições e responda com um arranque rápido para realizarmos aquele trajecto que num momento determinado decidimos fazer.
0 comments