Como cuidar, limpar e higienizar o vosso capacete
O capacete é um elemento fundamental e mais importante da vossa segurança por isso achamos que deve merecer uma atenção especial. Uma boa manutenção e limpeza garante as qualidades do vosso capacete e a sua longevidade.
Se considerarmos que o mesmo é um elemento constantemente exposto ao vento, à poluição e sujidade, à projecção de resíduos dos gases de escape, e no seu interior ao pó e suor dos dias mais quentes, criando por isso um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias, então uma limpeza periódica é mais do que necessária e justificada.
Em alternativa aos produtos de marca específicos para limpeza de capacetes recomendamos a utilização de produtos suaves e não agressivos :
- Um Champô suave para interiores e exteriores
- Um spray de limpeza anti-estático para a viseira
- Dois panos limpos de microfibra
- Um recipiente de água morna
- Uma pequena escova de pelos suaves também
- E se possível ar comprimido
Deveremos começar por desmontar a viseira e depois os interiores do capacete
Na calote do capacete deveremos se possível aplicar ar comprimidos para libertar o excesso de pó e sujidade que se encontre nos respiradores ou nos mecanismos do capacete
Depois com um pano humedecido e com um pouco de detergente passar em todo o capacete, no seu exterior e se necessário nas partes rígidas do seu interior. Aqui poderemos usar uma pequena escova ou pincel para limpar a sujidade mais encrostrada.
Novamente deveremos enxaguar com outro pano apenas humedecido com água para retirar o excesso de detergente utilizado. Finalizando de possível com um pano seco ou preferivelmente com jato de ar comprimido. Deixar entretanto a secar.
Os interiores do capacete deverão ser mergulhados em água com detergente suave ou champô e lavados convenientemente para libertarem toda a sujidade. Se necessário mudar a água e repetir o processo.
Uma vez lavados deverão ser enxaguados em água corrente fria ou tépida e após escorrido o excesso de água deixar a secar sobre uma toalha limpa de um dia para o outro. Evitar a exposição ao sol ou a outras fontes de calor .
A viseira poderá também ser limpa com detergente suave e uma vez enxaguada com água limpa poderá ser seca com uma toalha de algodão ou um pano de microfibra.
Deveremos evitar utilizar papel na limpeza da viseira pois poderá riscar a mesma. Caso a viseira tenha pinlock o mesmo deverá ser desmontado para limpeza do mesmo e do interior da viseira.
Poderemos também utilizar um spray anti-estático para limpeza da viseira para ajudar a mantê-la limpa por mais tempo.
Uma vez perfeitamente secos todos os elementos deveremos proceder ao processo inverso, montando os interiores primeiro e depois a viseira.
Recomendações adicionais :
- Para limpeza regular do interior do capacete e eliminar cheiros, bactérias e sujidade, poderemos pulverizar o seu interior com uma solução composta por 50% de água e 50% de água oxigenada. A água oxigenada é um excelente desinfectante e elimina cheiros e bactérias. Deixamos actuar durante uns minutos e passamos de seguida uma toalha limpa.
- Para evitar maior sujidade dentro do capacete diminuir a frequência de lavagem dos seus interiores podemos utilizar uma balaclava de algodão que protege a nossa cabeça de eventual sujidade no interior e vice versa, sendo muito mais fácil e prático lavar uma balaclava de algodão fino do que o interior de um capacete.
- Também para preservar a limpeza do interior do capacete, sobretudo quando o retiramos, devemos evitar colocar as luvas dentro do mesmo, já que as mesmas carregam muita sujidade ou colocar o mesmo pendurado nos retrovisores da moto, lugar normalmente cheio de sujidade e restos insectos .
- Finalmente uma última dica em prol da integridade do capacete, NUNCA poisar o capacete em cima do assento da moto ou no depósito, pois o vento ou um pequeno deseiquilibrio da moto poderá facilmente atirar o capacete ao chão provocando danos na sua pintura ou na sua estrutura.
0 comments