Teste Piaggio MP3 530 Exclusive – Mais seguro, cómodo e tecnológico
Teste realizado por Roger Cañellas – Solomoto
A referência máxima da família MP3 da Piaggio apresenta-se com uma nova designação mudando a anterior MP# 500 para MP3 530 HPE Exclusive. Por detrás da evolução do nome temos uma renovação técnica praticamente completa. Com destaque para uma nova aposta tecnológica, nunca antes vista no segmento das scooters, que tem por objectivo o aumento da segurança.
Paralelamente melhora também o seu conforto através de uma revisão na sua ergonomia. A renovação da sua estética é total, realidade que não oculta alguma inspiração com origem no sector automóvel. Precisamente o “cavalo de batalha” do conceito MP3, na sua ânsia de continuar a conquistar mais “almas enlatadas “ cansadas de passar todos os dias horas a fio no transito citadino dentro dos seus volumosos automóveis.
A parte frontal da 530 HPE Executive é agora mais larga, com o objectivo de proteger melhor do vento e das inclemências climatéricas. Com uma entrada de ar algo mais pequena, monta agora uma nova grelha tridimensional . O design da zona mais baixa é consequência de um estudo aerodinâmico aprofundado para incrementar a estabilidade do conjunto. Incorpora ainda tecnologia LED tanto na iluminação como na sinalização.
Os intermitentes estão agora incorporados na carroceria e os dois grupos ópticos, à frente atrás, são totalmente novos. Também, e seguindo as tendências actuais de design, o suporte da matrícula passa a estar numa posição mais baixa logo atrás da roda traseira. Com esta evolução consegue-se aligeirar a traseira da nova MP3 , que monta agora dois difusores ao melhor estilo automobilístico.
A Piaggio MP3 530 Exclusive na Cidade da Luz
A relação da MP3 com a cidade de Paris é sem dúvida alguma muito especial. Foi precisamente em Paris onde se projectou o seu sucesso há 16 anos, acumulando à data o total de 230.000 unidades fabricadas. No nosso caso, é já a terceira vez que estamos presentes para a apresentação de uma novidade na família MP3. Além do mais, e já o explicámos anteriormente, nas ruas da capital francesa podemos encontrar todo o tipo de modelos da prolífera saga do triciclo italiano. E claro podemos sempre contar com o habitual mau tempo para pôr à prova todas as novidades técnicas com toda a segurança proporcionada por um veículo de 3 rodas.
Em termos ergonómicos constatamos que o guiador está agora mais perto do condutor em cerca de 10 mm, aproximadamente. A plataforma para os pés está 20mm mais baixa e mesmo não sendo absolutamente plana apresenta um bom espaço para colocação dos pés. A posição de condução é muito cómoda, sobretudo graças à generosa e confortável densidade do assento, embora em condução mais agressiva o mesmo garante o nível de apoio necessário. Incorpora ainda duas peças acolchoadas ao nível dos joelhos embora as mesmas apenas servirão a condutores de estatura mais alta no caso de impactar com os joelhos na frente numa travagem de emergência mais forte.
O pendura também usufrui de todas as comodidades, com uma enorme superfície plana do assento e umas asas laterais amplas para se segurar. Os poisa pés contam com protetores de borracha para absorver vibrações e são retráteis integrando perfeitamente o design lateral da MP3 quando não são necessários.
Já era avançado… e agora é Exclusivo
Entramos a fundo no teste da MP3 530 HPE Exclusive que , das duas novidades apresentadas é aquela que apresenta maior interesse técnico.
Finalmente a Piaggio decidiu inclui chave inteligente do tipo “Keyless” e ao arrancarmos o renovado monocilíndrico de grande cilindrada sentimos um certo nível de vibrações ao ralenti. Esta realidade desaparece de imediato assim que aceleramos e arrancamos, subindo o regime de rotação do motor da MP3. A suavidade na resposta é notável embora mostre capacidade para tornar o peso de 280 Kg do conjunto irrelevante, garantindo agilidade e controle a todo o momento.
Controle de Tração e Modos de condução
O Controle de Tração funciona de maneira muito efectiva e apesar do dia terrível de chuva com que fomos contemplados, com temperaturas de 14º centígrados no final do mês de junho, só conseguimos perceber a sua intervenção quando acelerávamos sobre as amplas lombas pintadas nas passadeiras de peões que se encontram em Paris. Quase imperceptível a sua intervenção e confessamos que passámos toda a manhã com os olhos postos no painel de informação para ver quando é que se acendia o led que testemunha o seu acionamento.
O bom nível de aderência do conjunto está também justificado pelos pneus Michelin City Grip 2 que monta e que são capazes de transmitir um enorme nível de confiança e segurança, mesmo nas situações mais críticas. Apenas sofremos um pequeno deslize da dianteira ao cruzarmos uma secção metálica que havia no asfalto.
E a Exclusive estreia agora Modos de condução, Confort, ECO e Sport, modos que alteram a resposta do motor. Com os dois primeiros Modos o painel exibe um gráfico em que podemos observar o histórico de consumos e no Modo Sport passa a mostrar-nos um gráfico dinâmico das curvas de potência e binário do motor com umas linhas móveis que variam de acordo com as necessidades do motor.
O painel de instrumentos passou a ser um TFT de 7”, como mandam as tendências actuais, com toda a informação, completa e de fácil leitura. Garante também o emparelhamento com um smartphone através da aplicação Piaggio MIA.
Piaggio MP3 530 Exclusive – Equipamento Exclusivo
No painel de instrumentos destaca-se um écran que emerge ao acionarmos a marcha atrás. Sem dúvida um luxo que será apreciado por todos os habituais utilizadores, habituados que estão a todo tipo de ajudas e comodidades nos seus veículos automóveis de gama alta. É certo que todos temos a tendência para olhar para trás nas manobras mas, considerando que a MP3 tem a possibilidade de bloqueio da suspensão dianteira, sem termos que equilibrar-nos com os pés no chão, as manobras acabam por ser mais cómodas e controladas através da visão no painel da imagem proporcionada pela câmara traseira.
Por certo a marcha-atrás activa-se de forma muito simples através de um botão comutador ( D/R ) situado na parte de trás do “avental”. O comando é elétrico e é acionado através do botão do motor de arranque, sendo a sua resposta algo brusca.
O seu peso, próximo aos 300 Kg, no papel parece um exagero se o compararmos com o peso de algumas scooters de gama alta. No entanto o comportamento e as sensações não são assim tão diferentes de uma maxiscooter. Com a vantagem de que contamos com uma marcha-atrás nas manobras, sobretudo se estacionamos numa descida.
O Cruise Control é também outro dos luxos exclusivos da 530 e é uma função bem vinda à hora de rolarmos em troços de auto-estrada durante períodos mais longos, sendo ainda uma forma de evitarmos multas por excesso de velocidade ao permitir manter a velocidade constante e permitida numa determinada via.
A rodar na MP3 530 Exclusive
A rodar na MP3 contamos com um écran dianteiro amplo com acabamento fumado que esteticamente resulta muito bem, embora retire algo de visibilidade e confiança na condução. Já em auto-estrada, a rodar mais rápido, sentimos algumas turbulências no capacete, o que não deixa de ser normal, e comprovamos uma velocidade máxima no conta quilómetros de 149 Km/h. A MP3 mostra-se sempre estável a qualquer velocidade, sem transmitir imprecisões no guiador embora se soltarmos as mãos dos punho sentimos algum desequilíbrio e nervosismo na direção.
As suspensões garantem comodidade mas mantêm a firmeza necessária para podermos termos sempre o controle da ciclística da MP3. A travagem do tipo combinada conserva um tacto com uma certa resistência nas manetes, realidade que se manifesta em contra da sensação geral de comportamento agradável na condução da MP3. No entanto a travagem é eficiente e segura e o ABS apenas se sente quando travamos vigorosamente utilizando apenas com o travão traseiro ( também possível acionando o pedal existente para além da manete ).
Segurança Exclusiva
O novo Sistema de Segurança ARAS ( Advanced Rider Assistance System ) de tecnologia 4D Imaging Radar, no qual se destaca o Sistema BLIS ( Sistema de Informação do Ponto Cego ) para a prevenção da presença de veículos no angulo morto, informa-nos no painel de instrumentos através de discretos triângulos laranjas, sobrepostos à informação normal. È sem dúvida alguma um avanço muito útil em termos de segurança embora fosse mais prático que os alertas luminosos fossem dados nos espelhos retrovisores, realidade já utilizada em algumas motos no mercado. E ainda o Sistema LCDAS ( Lane Change Decision Aid System ) de ajuda à decisão de mudança de via.
Esta profunda renovação da maior das MP3 da Piaggio supõe também um incremento de cerca de 2.000 eur com respeito à anterior MP3 500. Tendo em conta o target para o qual o mesmo está dirigido não cremos que isso possa vir a ser um problema.
Motor 530 HPE – High Performance Engine
Estreados o ano passado pelas MP3 400, os novos motores HPE da Piaggio incorporam uma nova tecnologia que vê este ano a sua cilindrada aumentada. Também o binário sofre um aumento de 2,5 Nm e passa a atingir um máximo de 50 Nm às 5.250 rpm.
A potência alcança agora os 44 CV, 0,5 CV mais do que o anterior motor da MP3 500. Tanto a potência e o binário máximo são atingidos a 500 rpm menos que na versão anterior.
O que encontrámos de positivo e o que pode ser melhorado
MOTO +
- Sofisticação tecnológica
- Sistemas de ajuda à condução
- Cruise Control
- Modos de motor
- Cãmara de visão traseira
MOTO –
- Écran dianteiro escurecido retira visibilidade
Ficha técnica Piaggio MP3 530 Exclusive
Motor tipo | 1 cilindro, 4T, LC, 4V, SOHC |
Diâmetro x curso | 84 x 72/97,5 x 71,0 mm |
Cilindrada | 530 c.c. |
Potência máxima | 33 kW (44 CV) a 7.250 rpm |
Binário máximo | 50 Nm (5,1 kgm) a 5.250 rpm |
Alimentação | Injeção electrónica |
Caixa | Variador automático CVT |
Embraiagem | Centrífuga a seco |
Transmissão secundária | Por correia trapezoidal |
Tipo chassi | Duplo berço em aço |
Geometría da direção | N.d. |
Braço oscilante | Grupo motopropulsor oscilante |
Suspensão dianteira | Quadrilátero articulado de 85 mm |
Suspensão traseira | Duplo amortecedor de 108 mm |
Travão dianteiro | Duplo disco de 258 mm |
Travão traseiro | Disco de 240 mm |
Pneus: Michelin City Grip 110/70 x 13” y 140/70 x 14” | |
Comprimento | 2.160 mm |
Altura máxima | N.d. |
Largura máxima | 815 mm |
Distância entre eixos | 1.560 mm |
Altura assento | 790 mm |
Peso em orden de marcha | 280 kg |
Depósito gasolina | 13,7 litros |
Preço | 12.999 euros |
Garantía oficial | 3 años |
Importador | C. Machado Lda. |
Teléfono | 219 609 110 |
Web | www.piaggio.com |
Concorrência
Galeria de Imagens
0 comments