Técnica: Fundamentos do ABS de curvas e controle de tração
O ABS de curvas e o controle de tração são dois dispositivos que podem fazer a diferença para uma condução mais segura. Conheça as suas funcionalidades e como estas reagem durante a condução.
Jamais me esqueci da ‘chicoteada’que uma vez levei na auto-estrada com uma KTM 1290 Super Adventure, num final de dia em que regressava a casa, chovia a rodos e o pavimento estava completamente alagado. Isso foi, nada mais que o controle de tração a atuar. De facto, a eletrónica progrediu imenso e está a mudar as nossas vidas e os nossos hábitos, o que também se aplica ao mundo das motos, geralmente bastante tradicionalista: sensores e unidades de controle são agora equipamentos de série para muitos dos modelos do mercado, mas também tópicos de discussão entre os entusiastas que se dividem entre aqueles que não apreciam os auxílios à condução e aqueles que entenderam que esses sistemas aumentam consideravelmente a segurança ativa dos veículos de duas rodas.
Entre os sistemas nascidos nos últimos anos, existe um de grande importância: o que permite que o ABS e o controle de tração funcionem mesmo nas curvas. Nem todos sabem, mas na hora de fazer uma curva esses dois importantes “ajudantes” param de funcionar corretamente porque a dinâmica da moto muda completamente (por exemplo, a aderência dos pneus é diferente quando a moto está inclinada). Os sistemas de curvas resolveram esse problema. Vamos então ver como funcionam.
A IMU é o cérebro de tudo
O ABS e o controle de tração nas curvas são dispositivos de segurança ativa que chegaram às motos nos últimos anos. O seu funcionamento é baseado na presença da unidade de controle IMU (Inertial Measurement Unit), um componente eletrónico cuja principal função é juntar dados sobre a aceleração, velocidade e ângulo de inclinação do veículo, utilizando um ou mais giroscópios (um giroscópio é um sistema em rotação a altíssima velocidade) e uns tantos acelerómetros que medem as inclinações direita-esquerda (ângulos de inclinação) frente-trás (o chamado pitching) e nas últimas evoluções também o skid, bem como o cruise control adaptativo. Graças à unidade de controle IMU, esses sistemas podem funcionar de forma integrada para garantir maior segurança e melhor gerenciamento do veículo em diferentes situações.
O que é o ABS de curvas?
O ABS Cornering é a tecnologia mais avançada atualmente disponível para gerenciar a travagem e ajuda a manter a estabilidade da moto ao travar nas curvas. O seu funcionamento baseia-se na medição da velocidade das rodas por meio de sensores, na detecção do ângulo de inclinação da moto por meio de giroscópios e acelerómetros e no controle do atuador do travão.
Como funciona então? Durante a travagem nas curvas, o ABS Cornering regula a pressão de travagem para evitar o travamento das rodas e reduzir o risco de queda. Além disso, o sistema é capaz de se adaptar à inclinação da moto e ajustar a ação dos travões para que a travagem seja distribuída uniformemente em ambas as rodas.
Quando o sistema detecta uma situação em que há risco de travamento das rodas, o controle ABS Cornering intervém para limitar a pressão nos freios e restaurar a aderência das rodas ao solo. O ABS de curvas também evita o chamado efeito de auto-endireitamento , que forçaria a moto submetida à travagem a diminuir a inclinação, ampliando perigosamente a trajetória definida. Basicamente, o ABS de curvas permite ao piloto travar nas curvas de forma segura e controlada, algo que não é possível com os sistemas ABS convencionais, poque só funcionam com a moto na posição vertical.
O que é o controle de tração de curvas?
O Cornering Traction Control (CTC) é um sistema de controle ativo que ajuda a manter a aderência das rodas e a estabilidade da moto em estradas de baixa aderência e até mesmo nas curvas. O CTC usa uma combinação de sensores, como giroscópios e acelerómetros, para monitorizar o ângulo de inclinação da moto, a velocidade da roda, a posição do acelerador e outros parâmetros de pilotagem. Em caso de perda de aderência, o sistema intervém para restaurar a tração. Então, como funciona nas curvas?
Nas curvas, o CTC controla o binário do motor e, em caso de perda de tração de uma das rodas, o sistema reduz o binário do motor ajudando a restaurar a tração. O CTC também intervém para evitar que a roda dianteira levante durante a aceleração nas curvas, mantendo a moto estável e evitando o risco de queda. Além disso, utilizando dados em tempo real de sensores e giroscópios, o controle de tração nas curvas monitoriza constantemente o grau de inclinação nas curvas, oferecendo sempre a melhor “quantidade” de tração. Tal como acontece com o ABS, os controles normais de tração também não são capazes de bloquear a perda de aderência com a inclinação da moto.
No início, os sistemas de curvas eram reservados apenas para os modelos mais luxuosos e refinados dos fabricantes. Agora, porém, as coisas estão a mudar lentamente e há cada vez mais modelos que os montam, em alguns casos são motos que nem são muito caras.
0 comments