Motos Clássicas: Dois sidecars muito raros em leilão

By on 26 Dezembro, 2023

No próximo dia 7 de abril, a casa de leilões do Reino Unido, Iconic Auctioneers, programou um leilão de motos antigas, onde há também algumas “três rodas” de sonho, propostas a preços significativos.

A casa de leilões Iconic Auctioneers agendou um leilão de motos essenciais para colecionadores, dos quais destacamos dois exemplares fabulosos do outra lado do Canal da Mancha, de fabricantes que estiveram no topo entre as décadas de 1930 e 1950 e ainda mantêm uma aura luxuosa, já cara na época e muito mais cara na atualidade. Principalmente, porque esses exemplares estão equipados com sidecars. Na primeira imagem vemo-los num hangar do Aeroporto de Shuttleworth, tendo como fundo dois Spitfires que lutaram nos céus da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial.

Brough Superior 1939, com sidecar Alpine

A moto clássica com sidecar mais cara é uma Brough Superior SS80 de 1939 (foto acima), com valor de licitação entre  60.000 e 70.000 libras, o que à taxa conversão atual se situa entre os 69.200 e os 80.700 euros .

A Brought Superior SS80 foi um modelo produzido de 1935 a 1939, movido pelo V-twin de 990 cc com válvulas laterais AMC. No seu tempo os sidecars eram muito procurados na Europa e a marca inglesa incluiu-os na sua gama juntamente com as motos tradicionais, equipando-as com o side fornecido por uma empresa externas.

O sidecar é o Alpine Grand Sport Cruiser “Petrol Tube”, com uma estrutura monotubo que também funcionava com um recipiente de combustível sobressalente. Possui matrícula americana e todos os números de série do motor e quadro coincidem, ou seja, não se trata de transplantes realizados posteriormente. O veículo foi registado pela primeira vez em abril de 1939 pelos agentes Brough, Alexander & Co. de Glasgow e a sua história é conhecida e documentada desde o primeiro dia. Uma jóia de coleção imperdível desde que se  tenha uma carteira à altura.

Vincent Rapide Serie C 1951, com sidecar Steib

O outro exemplar capaz de encantar os entusiastas é uma moto Vincent Rapid Serie C com sidecar de 1951 (foto acima), com valor de licitação entre 35.000 e 40.000 libras , ou seja, entre 40.350 e 46.100 euros . O valor também aqui é alto, at+e porque as Vincents do Pós-Guerra eram tão inovadoras e refinadas que custavam praticamente o dobro de outros modelos contemporâneos. Foram as motos mais rápidos daqueles tempos, dado que o V-twin de 998cc era de levar a moto a mais de 160 km/h.

Este exemplar, equipado com um sidecar Steib da época , também possui todos os números de série corretos. Foi alvo de um restauro há já algum tempo e é acompanhado por um extenso arquivo histórico com abundante documentação.

Mesmo que isto pareça demasiado caro, não se preocupe: inúmeras outras motos serão leiloadas e, de facto, a Iconic Auctioneers convida qualquer pessoa que tenha outros veículos para leiloar e registar-se. Para mais informações sobre vendas ou para obter um orçamento gratuito e sem compromisso para sua moto ou coleção, pode entrar em contato pelo telefone +44 (0) 7958 107974, ou visitar o site da empresa, em Iconicauctioneers.com .

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments