EICMA 2024: Todas as novidades do Grupo Piaggio
O Grupo Piaggio é protagonista no Salão de Milão com uma série de grandes novidades para todas as suas marcas. Vamos conhecê-las uma a uma.
APRILIA
A Aprilia apresenta a sua gama de motos totalmente renovada, destacando-se a Tuareg Rally, derivada da moto vencedora do rali Africa Eco Race e a nova Tuono 457, uma desportiva naked fácil, leve e dedicada aos mais jovens.
Tuareg Rally 660
É a Tuareg mais especializada, derivada da versão de competição Aprilia Racing que venceu a Africa Eco Race e o campeonato italiano de Moto-Ralis. Uma referência absoluta entre as máquinas bicilíndricas dedicadas ao off-road, em comparação com a já excelente Tuareg, a configuração padrão destaca-se pela sua alma de corrida, mais adequada ao offroad, incluindo um guarda-lamas dianteiro alto, um novo protetor de cárter em alumínio, novas e mais robustas proteções de mãos e uma nova guia de corrente.
O assento e o guiador são mais altos e adequados para andar em pé. Os aros raiados têm canal ergal estreito e são equipados com pneus com câmara de ar, enquanto as suspensões Kayaba com curso máximo de 240 mm possuem componentes internos dedicados. O motor apresenta novas atualizações e mapeamento mais direto dedicado ao offroad. O escape SC Project possui silenciador de titânio. O peso total cai para apenas 199 kg em ordem de marcha.
Tuono 457
Nascida da plataforma técnica da RS 457, está destinada a satisfazer as necessidades de mobilidade e diversão dos jovens motociclistas em todas as latitudes do globo. É a Tuono mais inconformada e irreverente já vista. Mantém intactos os valores essenciais de todas as Tuono, apresenta-se com uma nova roupagem, adequada às necessidades e gostos do público a que se dirige.
Destaca-se pela relação peso/potência recorde (159 kg a seco para 35kW), o máximo possível para uma moto que pode ser conduzida com carta A2, o que determina uma condução extremamente divertida e dinâmica, mas também fácil e ao alcance de todos. As suas características são de primeira linha: quadro de alumínio (único no segmento) e eletrónica de categoria superior que inclui acelerador Ride by Wire, três Riding Modes, ABS e controle de tração.
É movida por um generoso motor bicilíndrico paralelo de última geração que atinge uma potência máxima de 35 kW (47,6 CV) às 9.400 rpm e um binário de 43,5 Nm às 6.700 rpm, 82% do qual fica disponível a partir das 3000 rpm.
Gama Aprilia Factory
O nome Factory distingue as versões mais exclusivas e de alta qualidade das desportivas de Noale, reconhecidas pelos entusiastas pelo seu requinte, o que se traduz numa experiência de condução única na pista e na estrada. Agora, a nova RS 660 também está disponível com acabamento de fábrica e apresenta suspensões Öhlins multi ajustáveis e gráficos dedicados como padrão.
Todas as versões da RS 660 recebem inúmeras inovações: a carenagem adota novas asas aerodinâmicas que aumentam a estabilidade, enquanto a eletrónica de bordo, já de primeira linha na versão anterior, ganha controle de lançamento e novos instrumentos coloridos. Graças ao motor mais potente de 105 CV e ao peso de apenas 183 kg em estado de funcionamento, melhora ainda mais a relação peso/potência.
As novas Aprilia V4 Factory são a referência nas respetivas categorias, equipadas com soluções derivadas diretamente da experiência da Aprilia no MotoGP. A Tuono V4 Factory apresenta um novo design com aerodinâmica avançada, um novo pacote de controlo eletrónico APRC com lógica preditiva e nova instrumentação colorida. O motor V4 aumenta para 180 CV, que podem ser totalmente explorados graças a um quadro que é o resultado da experiência da Aprilia em pistas de todo o mundo.
A joia da coroa é a nova Aprilia RSV4 Factory, a desportiva recordista, a superbike homologada de série mais potente do mundo graças ao motor V4 agora capaz de entregar 220 CV. A aerodinâmica é nova, equipada com winglets estilo MotoGP, que aumentam a estabilidade e a aderência ao solo nas curvas. A RSV4 Factory conta também com a nova geração de sistemas de controle ativo com lógica adaptativa e preditiva.
Gama Aprilia 125
A Aprilia é a única a ter na gama quatro motos 125 de diferentes origens, cada uma dedicada a um tipo de utilização diferente: a desportiva RS, a naked Tuono, a enduro RX e a supermotard SX. Todos as quatro se apresentam renovadas na EICMA. A RS 125 e Tuono 125 são os únicos modelos de oitavo litro fabricados em Itália com quadro de alumínio, fiéis à tradição desportiva da Aprilia e agora apresentam novas funcionalidades que incluem controlo de tracção e ABS em ambas as rodas capazes de aumentar os níveis de segurança do condutor das motos de categoria superior.
O motor monocilíndrico com distribuição de quatro válvulas e refrigeração líquida foi revisto na sua afinação. Apesar de cumprir o regulamento mais rigoroso Euro 5+ debida 15 CV (11kW) a 10.500 rpm e 11,5 Nm a 8.500 rpm que são valores de referência na categoria. A SX 125 e a RX 125 foram totalmente renovadas no design e nos equipamentos que incluem luzes full LED e novos instrumentos digitais coloridos.
MOTO GUZZI
Moto Guzzi V7 Sport
A icónica gama V7 foi profundamente renovada, também enriquecida com um novo modelo que leva o nome lendário da Moto Guzzi. Chega a nova V7 Sport com duplo travão de disco dianteiro, forquilha invertida, plataforma inercial, acelerador eletrónico Ride by Wire e modo de condução Sport dedicado. O modelo mais icónico da Moto Guzzi muda, mantendo intacto o seu charme autêntico, graças ao seu estilo atemporal caracterizado pelo depósito de metal e pelo design inimitável de seu escultural motor V-twin transversal de 90° com maior desempenho, mas com o mesmo caráter único no mundo . Também são de série o ABS, controle de tração e cruise control.
PIAGGIO
Piaggio Liberty, Beverly e Medley
A marca Piaggio oferece a sua gama de scooters de rodas altas na EICMA. A Piaggio Liberty estreia-se com um estilo completamente novo e uma configuração mais rica que inclui instrumentos digitais a cores e um novo guiador com uma forma desenhada para aumentar a facilidade e o conforto na condução. Está disponível em três cilindradas: 50, 125 e 150, sendo as duas últimas equipadas com sistema ABS.
A Beverly está agora disponível com o novo motor espirituoso de 310 cc e 27,7 CV de potência máxima. O novo motor, que conta com mais de 70% dos componentes renovados em relação à versão anterior, também melhora os valores de binário, aliando potência e suavidade de entrega, para uma condução cada vez mais animada e, ao mesmo tempo, mais fácil e descontraída.
Por fim a Piaggio Medley, ágil e leve veículo de rodas altas, entra numa nova classe de cilindrada: nasce a Medley 200, com potência de 13 kW e binário de 16,5 Nm. O ABS e sistema Start & Stop são de série.
VESPA
GTS 310
Sempre um símbolo do estilo italiano e um ícone de elegância, a Vespa continua a atualizar-se continuamente com a melhor tecnologia. A ponta de lança GTS torna-se a Vespa mais potente e ágil já fabricada nos quase oitenta anos de história do veículo de duas rodas mais amado do mundo. O coração desta evolução é o novo motor de 310 cc, uma unidade que, partindo da base do já muito moderno motor de 278 cc com refrigeração líquida, o evolui profundamente, com mais de 70% dos componentes completamente novos, com novas medidas e, portanto, com desempenho novo e melhor.
O curso do monocilíndrico aumenta de 63 para pouco mais de 70 mm, elevando assim a cilindrada de 278 para 310 cc e a potência para 25 CV. O binário também aumenta e, graças ao curso mais longo, aumenta também a flexibilidade de condução. As características técnicas e de estilo não se alteram.
0 comments