MV Agusta: F3 Competizione com apenas 300 unidades numeradas produzidas

By on 4 Novembro, 2024

A F3 Competizione nasce do desejo da MV Agusta de redefinir o padrão do segmento Supersport. Com base nos fundamentos técnicos e estilísticos da já extraordinária F3 RR, uma referência absoluta em termos de desempenho dinâmico tanto na estrada como na pista, a MV Agusta apresenta a mais exclusiva e adrenalina das motos de média cilindrada. A extrema atenção aos detalhes, combinada com componentes e materiais que visam o desempenho puro, juntam-se na F3 Competizione, proporcionando uma síntese sem precedentes de forma e função. 

A sua beleza escultural, típica de todas as MV Agusta, cria uma moto verdadeiramente única. Como todas as MV Agusta, a F3 Competizione será inteiramente fabricada à mão na fábrica de Varese, peça por peça, com apenas 300 unidades numeradas produzidas ao longo de 2025. Este novo modelo presta homenagem ao conceito de competição, encontrando o seu encanto na combinação de leveza, potência e elegância. A F3 Competizione pode ser descrita como o Supersport de elite, uma celebração da desportividade, do refinamento estético e da excelência técnica.

Quadro

A forquilha é o famoso modelo NIX30 upside-down com 43mm de suspensão revestida a TiN, contribuindo significativamente para a dinâmica de condução graças à sua eficiência e ampla gama de ajustes. Igualmente impressionante é o amortecedor Öhlins TTX 36, com tecnologia de tubo duplo e reservatório externo piggyback.

Também ele é totalmente regulável (compressão e ressalto) através de reguladores externos fáceis de utilizar. Este componente é crucial para melhorar o desempenho da suspensão traseira, que funciona no braço oscilante de uma face em alumínio. A completar o prestigiado conjunto Öhlins está o amortecedor de direção ajustável em 19 posições, que garante uma estabilidade absoluta tanto na estrada como na pista. 

O conjunto de suspensão Öhlins reduz o peso em 1 kg em comparação com a suspensão standard da F3 RR. No centro do design está o quadro em treliça tubular de aço, integrado com placas laterais em alumínio. Um upgrade dinâmico e estético adicional é proporcionado pelas jantes de carbono, especificamente desenvolvidas para a F3 Competizione, que reduzem a massa não suspensa e o peso em 3 kg em comparação com as jantes de alumínio da F3 RR. O sistema de travagem Brembo inclui discos dianteiros de 320 mm de diâmetro com pinças flutuantes emparelhadas com pinças de montagem radial monobloco Brembo Stylema. 

O travão traseiro possui um disco de 220 mm de diâmetro. Para melhorar ainda mais a já excelente relação peso-potência, o departamento de I&D da MV Agusta não deixou pedra sobre pedra: por exemplo, a bateria standard foi substituída por uma versão de iões de lítio, poupando mais 3 kg de peso.

Motor

A F3 Competizione atinge uma potência de 160 cv às 13.500 rpm, graças a um sistema de escape Akrapovic em titânio desenvolvido especificamente para este modelo. A utilização de titânio e carbono para a cobertura de proteção permite uma redução adicional de 3 kg no peso. No coração da F3 Competizione está o icónico motor de 3 cilindros de 798 cc da MV Agusta, equipado com válvulas de titânio – 31,8 mm na admissão e 26,7 mm no escape – que permite um desempenho de alta rotação, com o limitador fixado nas 13.500 rpm.

A redução global de peso é de 14 kg em relação à versão RR, resultando numa relação peso-potência de 0,9 cv/kg. O motor cumpre as normas de homologação Eur5+ e a moto é fornecida de série com um escape legal para estrada. A nova embraiagem assistida e deslizante de 9 discos da MV Agusta oferece um melhor desempenho tanto em pista como em estrada, e reduz o esforço necessário para o condutor puxar a alavanca em 50%.

Isto, combinado com a MV Agusta Electronically Assisted Shift, tanto para as mudanças ascendentes como para as mudanças descendentes, traduz-se numa experiência de condução ainda mais suave e precisa.

Eletrónica

A F3 Competizione está equipada com uma nova ECU emparelhada com uma IMU de 6 eixos, quatro Modos de Condução (Rain, Sport, Race e Custom), gerindo numerosos controlos com base em múltiplos parâmetros relacionados com a posição espacial e o funcionamento do motor, enquanto o controlo de tração tem 8 níveis: 2 para Rain, 3 para Road e 3 para Track. 

O acelerador ride-by-wire possui um curso negativo para um controlo mais fácil e preciso, eliminando o efeito on-off e permitindo o desengate suave do Cruise Control de série. O painel de instrumentos é um ecrã TFT a cores de 5,5”, ideal para interagir com a aplicação MV Ride, que permite aos condutores gravar e partilhar os seus percursos, personalizar a configuração da moto a partir do seu smartphone e ativar a navegação curva a curva.

All Rights Reserved

Kit dedicado

O kit de corrida, indispensável para uma edição limitada da MV Agusta como a F3 Competizione, é tão rico quanto ideal para uso em pista:

    Sistema de escape completo em titânio Akrapovic (não homologado);

    Cobertura em fibra de carbono para o terminal de escape;

    Tampa de combustível maquinada em CNC;

    Cobertura do banco em fibra de vidro leve;

    Cobertura específica para a bicicleta;

    Certificado de autenticidade para cada uma das 300 unidades.

Imagem:Press MV Agusta

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments