Bimota poderá lançar um modelo desportivo depois da sua estreia no WSBK
Quando se pensa em Bimota, é provável que nos venham à mente imagens de motas de alta performance feitas à medida e de luxo. Motos como a Tesi H2, com o seu estilo de outro mundo, vieram praticamente definir a Bimota na era moderna. Mas recentemente, a Bimota passou por uma espécie de renascimento, ao entrar no centro das atenções das corridas de motos convencionais.
É verdade, não há muito tempo atrás, foi anunciado que a Kawasaki Racing Team, ou KRT, no WorldSBK estava a transformar-se na Bimota Racing Team, ou Bimota by Kawasaki Racing Team (BbRT) para ser mais preciso.
Certamente que a Bimota não se iria contentar com uma simples pintura na Kawasaki Ninja ZX-10RR – um fabricante de motos da sua estatura teria certamente de ter a sua própria máquina de competição. E assim, a Bimota e a Kawasaki decidiram construir uma máquina totalmente nova – uma mota que combina o melhor que os dois fabricantes têm para oferecer.
Bem, agora que os testes para a época de 2025 do WSBK estão a decorrer, a Bimota e a Kawasaki acharam por bem revelar a sua mais recente máquina de competição. Denominada KB998, esta máquina é essencialmente uma superbike totalmente nova, construída a partir do zero. O quadro da mota foi concebido e construído pela Bimota e, no seu coração, o motor de 998cc da ZX-10RR da Kawasaki debita mais de 200 cavalos.
Se olharmos para toda a grelha do WSBK, vão reparar em algo que chama a atenção na KB998, que é o facto de não ter uma versão de produção. Praticamente todas as outras motos da grelha do WSBK podem ser compradas diretamente num concessionário. Tenho a certeza que alguns de vós que estão a ler isto têm uma BMW M 1000 RR, uma Ducati Panigale V4 R ou uma Honda CBR1000RR-R Fireblade SP na vossa garagem. Mas uma Bimota KB998? Duvido muito.
Para isso, a Bimota vai ter de produzir e vender esta moto ao público para cumprir as regras de homologação do WSBK. E se as regras da série de corridas forem seguidas, pelo menos 500 destas motas terão de ser produzidas e vendidas ao público.
Assim, a questão mantém-se: como vai ser a KB998 de produção e como vai ser a sua condução na estrada? Esta pode muito bem ser a mota que impulsiona a Bimota para o mercado mainstream, colocando-a na mesma liga que as superbikes dos fabricantes europeus e japoneses. Mas, ao mesmo tempo, também pode acabar por ser uma especial de homologação de corrida ultra-rara – uma moto que acabaria por ser uma peça valiosa nas colecções dos aficionados de superbikes.
Fonte:https://www.rideapart.com/news/738544/bimota-kb998-wsbk-race-bike-unveiled/
Imagem:Kawasaki
0 comments