Honda: CB1000 Hornet e versão SP chegam à família das naked
A CB750 trouxe o nome sugestivo Hornet de volta à Europa e gerou uma popularidade instantânea: a sua combinação de silhueta streetfighter “esticada”, potência arrebatadora e agilidade extrema fizeram dela a moto naked mais vendida na Europa em 2023.
Para 2025, a família Hornet volta a crescer com a introdução não de um, mas de dois novos e excitantes modelos emblemáticos. Depois da CB500 Hornet em 2024, é agora a vez da nova CB1000 Hornet – juntamente com uma versão SP – para encabeçar a família e subir o nível de entusiasmo ao máximo.
A nova naked emblemática da Honda oferece um potente cocktail de aceleração intensa e maneabilidade ultra ágil para dar o máximo de diversão de condução, desde as movimentadas ruas das cidades até às estradas sinuosas de montanha.
As performances vêm do formidável motor que tem por base a unidade montada na CBR1000RR Fireblade (produzindo uma potência máxima de 112 kW às 11 000 rpm e um binário de pico de 104 N·m às 9000 rpm). As relações curtas, em combinação com um novo quadro de dupla trave e elevado grau de rigidez torsional, forquilha invertida SFF-BP Showa de “êmbolo de grandes dimensões” e pinças de travão Nissin, combinam-se para originar uma excelente maneabilidade.
O estilo da moto é puro e agressivo. Este aspeto é encimado pelo “olhar” penetrante dos faróis duplos supercompactos de projetor LEDs e pelo depósito de combustível típico de uma Hornet. O visual é largo à frente e afunila radicalmente para trás, graças ao banco mínimo que sublinha o tradicional visual de cintura estreita da Hornet. O quadro subtilmente escurecido e o subquadro traseiro, sustentam as linhas de design.
O aspeto minimalista da Hornet esconde uma tecnologia de ponta sob a forma de vários modos de condução com diferentes combinações de potência, travagem do motor e controlo de tração variável (o Honda HSTC), um ecrã TFT a cores de cinco polegadas com ligação ótica, conectividade Honda RoadSync e piscas ESS, tudo de série.
Para quem procura ampliar ainda mais a sua experiência de condução, a CB1000 Hornet está disponível numa variante SP. Esta variante tem mais potência (115,6 kW) e binário (107 N·m), e os componentes topo de gama da componente ciclística e da transmissão, tais como amortecedor traseiro Öhlins TTX36 que pode ser regulado, sistema quickshifter de série e travões Brembo Stylema, elevam a CB1000 Hornet SP ao nível seguinte.
A CB1000 Hornet de 2025 vai estar disponível nas seguintes cores:
• Vermelho Grand Prix
• Cinzento Metalizado Mate Iridium
• Branco Pérola Glare
A variante SP da CB1000 Hornet está disponível exclusivamente em acabamento especial Preto Metalizado Mate Ballistic, que é complementado por uma forquilha de acabamento dourado e jantes metálicas exclusivas douradas “desert gold”.
0 comments