Ducati, motor monocilíndrico mais potente do mundo
A empresa italiana fabricante de motos não se poupa a construir motores potentes – mas a sua mais recente criação é algo diferente. Chamado Superquadro Mono, este novo motor monocilíndrico de 659 cc de curso curto é muito diferente de tudo o que já vimos antes.
Ao revelar o novo motor, a Ducati classificou-o como o “motor monocilíndrico de estrada de maior desempenho de sempre”.
Este motor recordista consegue atingir 77,5 cv de potência às 9.750 rpm, sendo capaz de atingir as 10.250 rpm, valores nunca antes alcançados por um monocilíndrico de estrada. Com a adição de um escape de corrida é capaz de produzir uns impressionantes 84,5 cv. O binário, cujo valor máximo é de 6,4 kgm às 8.000 rpm, é distribuído de forma particularmente favorável, resultando numa entrega de potência linear e explorável. Tudo isto respeitando os limites da homologação Euro 5.
A Ducati afirma que as suas 10.250 rpm são o motor monocilíndrico de maior rotação atualmente em produção. O novo motor é derivado do maior Panigale de 1285cc de dois cilindros e partilha alguns elementos chave, incluindo o pistão, o design da câmara de combustão, bem como o sistema desmodrómico e as suas grandes válvulas.
Fique atento aos nossos ensaios pois iremos revelar muito em breve, um modelo equipado com este mega monocilíndrico.
Imagem:https://www.ducati.com
0 comments