BMW R18 RSD: A mais extrema R18 do mundo
A Roland Sands Design (RSD) da Califórnia foi uma das primeiras oficinas a personalizar a BMW R18 quando esta chegou ao mercado. A sua R18 de estreia era uma drag bike (moto de arrasto) musculada e alimentada a nitrogénio – mas, independentemente da sua natureza não apologética, não era tão extrema como a RSD pretendia que fosse.
Esse projeto coincidiu com o desenvolvimento de uma série de peças para a RSD R18, pelo que foi tomada a decisão de manter a moto mais ou menos apta para as ruas.
Para a sua mais recente BMW R18 personalizada, a RSD deitou essas limitações pela janela fora. Esta leva as sugestões da sua antecessora, aumenta a loucura para onze e adiciona a pintura Daytona Orange da famosa BMW R nineT “Concept 90” da RSD.
O ambiente é das corridas de arranque Pro Stock. Um subquadro em treliça feito à medida traça uma linha desde a parte de trás do depósito de combustível até à roda traseira, eliminando a suspensão traseira. As placas de eixo, os suportes da barra de rodas e a roda traseira robusta são todos da Grothus Dragbikes.
E houve muito trabalho a fazer: criar espaço para o gigantesco pneu traseiro com 215 mm de largura, significava ter de alterar drasticamente a configuração da transmissão final da R18. A RSD contornou o problema eliminando o eixo de transmissão e movendo o cubo de transmissão traseiro para a frente da roda. Agora funciona como um eixo de elevação, com uma corrente a enviar potência para a roda traseira.
A nova disposição não só tem um aspeto muito bom, como também dá à equipa a liberdade de jogar com diferentes relações de rodas dentadas. A RSD cortou e alargou o guarda-lamas traseiro para rematar a secção traseira da R18.
Outras peças Grothus incluem a forquilha dianteira, a roda dianteira de 18” e os discos de travão. Estes são combinados com suportes personalizados com suportes de guiador integrados, pinças de travão Brembo e uma mistura de controlos de stock e aftermarket. Os detalhes notáveis incluem o travão de polegar Race Torx e a alavanca de velocidades eléctrica Pingel; combinados, eliminam a necessidade de quaisquer controlos de pé.
O método criativo da RSD para integrar a volumosa garrafa de óxido nitroso da R18 merece uma menção especial. Em vez da esconder debaixo da moto, a equipa modificou o depósito de combustível original para transportar combustível apenas no lado esquerdo e depois redesenhou o lado direito para criar um canal para a garrafa. O reservatório de nitrogénio cromado sobressai contra a deslumbrante pintura cor de laranja, enquanto os clássicos círculos apontam para a herança boxer da BMW.
Os detalhes finais incluem um generoso assento Saddlemen, escapes abertos, um punhado de peças de decoração RSD R18 e detalhes minúsculos suficientes para passar horas a analisar. Em suma, esta pode ser a BMW R18 personalizado mais extrema que já vimos.
0 comments