KTM RC 8C 2024 rodou na pista de Portimão
O “Ultimate Track Experience” organizado pela própria KTM permitiu testar a desportiva KTM RC 8C no seu habitat natural. O evento realizado no AIA de Portimão, destinou-se principalmente a todos os orgulhosos proprietários desta moto, que sob a orientação de instrutores de renome como Alex Hofmann e Mika Kallio, ficaram a conhecer a moto em pista.
O traçado ondulante do circuito de Portimão foi elogiado por todos e o evento foi extremamente bem organizado, permitindo que cada participante fizesse 6 voltas de 20 minutos cada ao longo do dia, incluindo o programa noturno.
Muitas pessoas ainda devem se lembrar da RC8 do passado, pois foi a última superbike de estrada da KTM, moto que estranhamente desapareceu, apesar do envolvimento bem sucedido da marca nos últimos anos no MotoGP. Com a RC 8C, a KTM agora tem outra moto desportiva, embora com uma produção estritamente limitada de apenas 100 unidades e que não pode circular nas ruas. As semelhanças com a RC8 original limitam-se apenas ao nome, já que o conceito é significativamente diferente.
Em primeiro lugar, esta moto foi construída apenas para pistas e não está homologada para estrada, tal como hoje sucede com a icónica Yamaha R6. Contúdo, a RC 8C é uma moto de corrida pura que corresponde 100% ao slogan da KTM “Ready to Race” e vem com todas as peças de corrida necessárias prontas no showroom. Vamos então conhecer melhor a KTM RC8C 2024.
Em pista
Imagine uma moto de corrida que pesa apenas 143 kg – como uma 125 cc, mas com 135 cv. Graças ao motor 890 de 2 cilindros em linha muito estreito, que já conhecemos de outras motos KTM com componentes mais simples, existe também um design extremamente fino, o que significa que a impressão de 125 é aparente desde a posição sentada e pela primeira vez sente-se.
Agilidade, precisão e controlo total
No primeiro contacto a RC 8C surpreende imediatamente com o comportamento de direção ágil e muito preciso, que permite ao condutor criar diferentes linhas através das combinações de curvas. Graças ao quadro muito estável e à configuração da suspensão dura, também é possível tornar os raios um pouco mais apertados novamente, rodando o acelerador, se necessário. Isso é particularmente útil para o utilizador menos experiente corrigir um ponto de entrada em curva que lhe pareça um pouco confuso.
A faixa limite do conta-rotações é muito ampliada – o que é de grande benefício para um piloto profissional, mas torna mais difícil para a pessoa comum avaliar o limite. Além disso, esses designs rígidos tendem a vibrar, especialmente em solavancos, mas isso pode ser reduzido usando pneus macios como o Pirelli Slick usado em Portimão. No entanto, o condutor médio também beneficia do feedback cristalino, mesmo que primeiro tenha de se habituar à falta de movimento do chassis.
O motor também ajuda o piloto inexperiente com as suas características bem-humoradas, pois oferece boa propulsão mesmo em velocidades mais baixas e permite que os 135 cv sejam bem implementados graças à resposta suave do acelerador. O fato de não haver nenhum dos 200 cv que às vezes são comuns hoje em dia na verdade ajuda muitas pessoas, pois torna-se muito mais fácil superar o acelerador até a aceleração máxima e, portanto, há mais potência disponível na saída de curva do que com as superbikes extremamente potentes.
Ajudas eletrónicas
As ajudas à condução como TC, WC, EB, etc., que podem ser ajustadas numa vasta gama, também apoiam isto e proporcionam uma sensação adicional de segurança ao explorar o limite. A resposta do acelerador também pode ser ajustada para atender às diferentes necessidades do condutor, podendo a configuração mais direta ser usada sem problemas. Com a configuração mais suave, é possível girar o acelerador bastante até que o motor forneça a potência desejada. Graças ao display AIM nítido, todas as informações são exibidas com clareza e podem ser facilmente ajustadas durante a condução, usando os botões de fácil acesso.
Outra vantagem é podermos desfrutar de suporte total com a mudança de marcha automática, podendo aumentar e diminuir a marcha conforme se desejar sem recurso à embraiagem. Ao reduzir rapidamente a velocidade, o sistema de tração recebe suporte adicional da embraiagem anti-ressalto integrada, que evita de forma confiável o bloqueamento da roda traseira durante esta fase. Isto também apoia o comportamento de direção já muito preciso e a obtenção de pontos de travagem muito tardios.
Operações de box facilitadas
Existem muitas peças úteis na RC 8C que também facilitam a vida numa pista. Acima de tudo, os dispositivos de troca rápida dos pneus. Ao utilizar pequenos discos de travão de apenas 290 mm, a troca do pneu dianteiro pode ser feita até mesmo sem a remoção das pinças de travão. Apesar dos discos mais pequenos, o desempenho de travagem é suficiente e pode ser adaptado a muitos desejos do condutor graças à bomba de travão ajustável Corsa Corta da Brembo. Graças ao GPS existente, os tempos de volta também são mostrados no display sem equipamento adicional e com os dados gravados em segundo plano. Além disso, com o depósito montado sob o assento, uma opção de enchimento do combustível pode ser facilmente implementada, o que torna essa operação uma brincadeira de criança e a moto pode ser acionada com o mínimo de combustível… para ficar ainda mais leve! Finalmente, a posição do assento totalmente ajustável é uma ajuda importante para condutores de diferentes alturas.
Conclusão
Com apenas 100 unidades produzidas, a RC 8C de 2024 já está completamente esgotada, ainda que o preço de 46 mil euros não seja propriamente uma pechincha. Algo que ficámos a saber é que a KTM trará a RC8R de volta à estrada no próximo ano como uma moto de série com motor 990 com homologação total. E todos que procuram uma moto de corrida totalmente montada, já podem saber que essa superdesportiva pronta para a estrada estará novamente disponível. Essa é a boa notícia, mas vamos aguardar pelo preço.
Fonte: 1000PS / Martin Bauer
0 comments