KTM 990 RC R 2025: Finalmente a desportiva puro-sangue de estrada
Uma RC16 civilizada e com placa de matricula é possível? Sim é ! Porque de acordo com a marca austríaca, a nova KTM 990 RC R está programada para sair da linha de produção de Mattighofen já no início de 2025.
Na KTM o lema é “Ready to Race” mas, curiosamente ninguém diria à largos anos atrás que a marca laranja iria trilhar por novos caminhos, que não fosse o todo-terreno onde começou a sua tradição original. Acontece que, desde que ingressou na classe de MotoGP, ficou claro que a equipa sediada em Mattighofen também queria subir alto nas pistas de asfalto. E ainda mais surpreendente, até hoje ainda não tinha uma digna sucessora da popular desportiva 1190 RC8 R de rua. Mas com a nova KTM 990 RC R finalmente chegou a hora… em 2025!
Uma MotoGP de estrada
Segundo a KTM, a nova 990 RC R, que está programada para sair da linha de produção em Mattighofen no início de 2025, é uma superdesportiva pura, mas também está homologada para as ruas. A moto completamente nova foi projetada para oferecer um desempenho decente sem negligenciar as exigências da estrada na prática – uma reminiscência das virtudes que a venerável 1190 RC8 R já era capaz de cumprir!
O passo lógico
A nova KTM 990 RC R é baseada numa riqueza de dado que foram recolhidos através de títulos e troféus em quase todas as categorias das diversas categorias do MotoGP. A moto é o desenvolvimento natural da atual série KTM RC e, graças ao seu potencial desportivo, pode ser facilmente transformada numa KTM 990 RC R Track Edition. Fiel ao slogan da marca, esta edição será lançada no segundo trimestre de 2025.
Performance do motor: 103 Nm e 128 cv
A KTM 990 RC R homologada para uso em estrada é impulsionada por um motor comprovado motor LC8c que pesa 57 quilos e é compatível com o Euro5+, ajustado para alto binário (103 Nm a 10.500 rpm) e 128 cv. Outra novidade é o silenciador traseiro, redesenhado em aço inoxidável e a alavanca da caixa de velocidades, que pode ser trocada para mudanças de corrida.
Geometria de corrida e conforto de estrada
O quadro de aço foi desenhado para um manuseamento dinâmico, com o peso distribuído mais para a frente. Possui um ângulo de direção de 25 graus e um deslocamento para uma direção mais sensível. A maior rigidez proporciona a sensação e estabilidade certas ao acelerar em estradas esburacadas ou pistas de corrida sem comprometer a agilidade, especialmente a baixas velocidades. O braço oscilante é feito de alumínio fundido.
Afinal, a ergonomia deve ser o ponto principal da KTM 990 RC R – como foi o caso da 1190 RC8 R. Embora a nova 990 RC R não possua assento ajustável em altura como a 1190, a 990 também terá apoios para os pés ajustáveis. Além disso, numa extensa fase experimental, os pontos de contacto no depósito foram otimizados, não só em termos de conforto para quando dobramos o tronco em alta velocidade nas retas, mas também para reduzir a tensão nos joelhos, braços e mãos.
A ciclística da KTM 990 RC R conta com uma forquilha de cartucho aberto WP APEX totalmente ajustável e rodas leves de alumínio fundido com pneus Michelin desportivos que representam desempenho em vez de compromisso. Em última análise, os genes do MotoGP também devem ser claramente visíveis visualmente; as típicas asas aerodinâmicas foram fabricadas no túnel de vento e destinam-se a garantir estabilidade nas travagens e curvas.
Nas corridas já em 2024!
A KTM 990 RC R não estará à venda como modelo legal para uso nas ruas antes de 2025, mas mostrará conscientemente o seu DNA de corrida já em 2024. O protótipo competirá em corridas europeias como participante extra, sem pontuar, tendo como objetivo despertar a expectativa dos fãs. Para a KTM é óbvio: a KTM 990 RC R está pronta a correr, mas tem que provar o seu real valor nas corridas!
0 comments