Zontes ZT 703 F: A tricilíndrica que pode sacudir o segmento trail
A primeira Zontes de três cilindros já existe. Chama-se ZT 703 F e é uma moto de aventura que promete dar que falar, com 97 cv de potência e um quadro de alumínio para rivalizar com outras motos do segmento.
Não há muitas motos de aventura com motores de três cilindros, com excepção da Triumph com as suas Tiger 900/1200 que tanto sucesso têm alcançado nos últimos anos. Na distante China, a Zontes ZT 703 F já é uma realidade, tornando-se no primeiro modelo da marca chinesa a equipar um motor de três cilindros. Vimo-la pela primeira no EICMA de Milão. A imagem da moto parece muito bem definida, contando com um bom compêndio tecnológico e mecânica. É um facto que a Zontes está a avançar de forma constante em diversas categorias do sector, mas, particularmente, os esforços que está a dedicar ao segmento de trail/aventura realçam as intenções de estar em constante inovação, por forma a não perder terreno para os fabricantes europeus.
Mais recentemente, o seu futuro motor de três cilindros pôde ser visto em pleno funcionamento num vídeo publicado pela própria marca, até que em novembro do ano passado a Zontes “declarou guerra” aos dois cilindros com as ZT 703 F e RR”. Em seguida, o fabricante asiático revelou pela primeira vez esta nova ZT 703 F e a futura ZT 703 RR , com ainda mais potência declarada e uma imagem verdadeiramente atraente.
Agora, poucos meses depois, a Zontes lança definitivamente no mercado a sua nova ZT 703 F. E os números anunciados são elucidativos da sua pretensão: 699 cc; 97 CV @ 10.000 rpm; 76 Nm @ 7.500 e um peso de 228 quilos em ordem de marcha.
Numa primeira análise estes números são verdadeiramente atrativos pelo tipo de moto que se trata e pela categoria em que está inserida. Além disso, a nova Zontes ZT 703 F utiliza uma infinidade de recursos técnicos, mecânicos e tecnológicos, que, juntos,podem se traduzir em bons resultados. O motor de três cilindros utilizado pela nova ZT 703 F é um dos seus principais trunfos para potenciais interessados, podendo mesmo esta moto se tornar numa referência entre as adventure médias. Além disso, a sua silhueta é igualmente apelativa ao nosso olhar.
Na versão inicial, a ZT 703 F opta por rodas radiais de 21 e 18 polegadas, dianteiras e traseiras respectivamente, calçadas com pneus Michelin nas medidas 90/90-21 e 150/70-18. O sistema de travagem tem a assinatura da J. Juan (subsidiária da Brembo) com discos dianteiros duplos e disco único no eixo traseiro, auxiliados por sistema ABS de dois canais.
Outros dados interessantes que já conhecemos sobre esta ZT 703 F são, por exemplo, ter um depósito de combustível com capacidade de 22 litros, uma distância entre eixos longa de 1.565 mm que em princípio deverá assegurar uma boa estabilidade na condução, enquanto a base do assento a 845 mm do solo, torna-a adequada a uma ampla gama de utilizadores.
Por fim e não menos importante, a lista de equipamentos pode ser completada com inúmeras opções oferecidas pela marca chinesa: guarda-lamas alto, luzes auxiliares, punhos ou assento aquecidos. Tudo isto por um preço oficial de lançamento na China de 43.800 Yuan, cerca de 5.640 euros ao câmbio atual. Agora resta esperar quando a marca decidirá trazê-la para os seus distribuidores europeus e qual o preço que por cá teremos de pagar. Por outro lado, a marca chinesa já prepara o lançamento da ZT 703 RR, a primeira desportiva da Zontes com motor triplo.
0 comments