CFMOTO patenteia uma nova caixa automática

By on 17 Abril, 2024

A ideia do fabricante de Hangzhou é ter uma transmissão manual normal gerenciada pela eletrónica em vez do condutor.

É fácil falar em transmissão automática, mas na verdade cada fabricante tem a sua própria interpretação desse dispositivo: vão desde o conversor automático de torque – o clássico variador das scooters – até ao DCT de dupla embraiagem desenvolvido pela Honda. E também poderá chegar em breve a transmissão automática projetada pela chinesa CFMOTO, que já depositou um pedido de patente. Trata-se de um dispositivo muito simples, leve e também barato.

A ideia do fabricante de Hangzhou é ter uma transmissão manual normal gerenciada pela eletrónica em vez do condutor. A patente envolve a utilização de um motor de combustão interna normal com todos os seus componentes, incluindo transmissão; no eixo que controla a caixa de velocidade, em vez da habitual alavanca de controle do pedal, há um servomotor montado fora do cárter, que gira o eixo no sentido horário ou anti-horário dependendo se precisa de reduzir ou aumentar uma marcha. Tudo isso, naturalmente com a supervisão da eletrónica que decide a intervenção em função da rotação do motor e da abertura do acelerador. Se mantiver a alavanca clássica, um interruptor no guiador permite selecionar o modo manual ou automático.

O funcionamento da embraiagem  também deve ser automático mas a documentação apresentada pela CFMOTO não explica como pretende resolver este problema. Nos desenhos, porém, aparece um tradicional acoplamento de cabos que também será controlado automaticamente, à semelhança do que a Honda fez com a recentemente apresentada embraiagem eletrónica E-Clutch.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments