Benda BD 250: Uma mini bobber fora da caixa

By on 12 Abril, 2024

Os documentos de homologação “habituais”, vazados online, mostram-nos esta nova custom chinesa que apresenta soluções técnicas verdadeiramente originais… uma mini-bobber com perfil das irmãs maiores.

Entre todas as marcas chinesas que vamos conhecendo, e que aumentam fortemente a qualidade dos seus produtos, a Benda , que juntamente com a MBP faz parte da galáxia Keeway , sempre se destacou pela originalidade e inovação dos seus projetos.

Há agora outra novidade a caminho, como consta dos documentos de homologação para o mercado interno acompanhados da foto acima. É uma bobber, um segmento que por filosofia deveria ter linhas clássicas, mas também aqui existem vários elementos que rompem com a tradição. É uma moto de 250cc mas não tem nada de moto leve, respeita integralmente os cânones da categoria e também possui um charme notável ao qual alia uma personalidade forte.

Suspensões fora do comum

O depósito alongado de cor verde muito apropriado chama a atenção, o assento individual em balanço chama a atenção, e se a estrutura de berço duplo tem um design já conhecido, o mesmo não se pode dizer das suspensões : a parte traseira é no estilo Harley Softail, o braço oscilante triangular parece rígido, mas na realidade inclina-se como todos os outros e em vez de ter o monoamortecedor oculto, tem-no mesmo ao centro, com uma ligação que parece capaz de garantir uma certa progressividade. Mais curiosa ainda é a suspensão dianteira que não é um garfo convencional, mas parece ser constituída por uma espécie de paralelogramo espetacular , com uma mola posicionada entre o braço vertical e o quadro. 

25 cv para 182 kg

Várias características do novo modelo também emergem dos documentos de homologação. A Benda 250 é movida por um V-twin refrigerado a líquido de 249cc e tem potência de 25,5 CV, pesando 182 kg na balança. Números que sugerem que o ponto forte do modelo certamente não é o desempenho puro.

As rodas são de 18″ dianteiras e traseiras com pneus 130/80 e 160/70 respectivamente, na dianteira a travagem é assegurada por um único disco com pinça de quatro pistões montada radialmente da marca Benda, já que o sistema antibloqueio é produzido internamente ABSBD01.

O preço desta Benda 250 ainda não foi comunicado, moto que deve ser levada seriamente em consideração por quem procura produtos originais e não convencionais.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments