BMW regista patente de farol com estabilizador de curva
A BMW está a testar um estabilizador de três eixos que melhora a iluminação em curva e talvez possa até operar em longas rectas sem encadear o tráfego que se aproxima. Tudo isto em nome da segurança!
A lei da física faz com que o farol de uma moto ao inclinar não ilumina bem nas curvas, um pormenor que todos reparamos na condução nocturna e um problema no qual os fabricantes vêm trabalhando há anos. Neste aspecto, a BMW é uma das marcas líderes, talvez por ter a capacidade de utilizar tecnologias da sua divisão automóvel.
Os nossos colegas da cycleworld.com encontraram algumas patentes do fabricante que mostram como usar os estabilizadores usados nas câmeras para fazer com que o farol da moto funcione de forma mais eficaz, principalmente em curvas.
A BMW já possuía luzes capazes de se mover dentro da carcaça para neutralizar a inclinação e o afundamento do eixo dianteiro da moto. Por exemplo, com a luz adaptativa Headlight Pro que pode ser opcional na R 1250 GS, que permite que o farol baixo gire até 35 graus em cada direção para corrigir o efeito de inclinação nas curvas e altura quando há mudanças de nível no eixo dianteiro.
A nova patente vai mais além, ao montar o farol num estabilizador de três eixos semelhante ao usado em câmeras para filmagem de vídeos. O primeiro eixo permite que o farol permaneça na posição vertical com a moto inclinada. O segundo compensa a descida e o terceiro permite que o farol gire em direção ao ápice da curva, ilumine o percurso. Todo o sistema é controlado através da plataforma inercial (IMU).
Outra curiosidade é que a patente mostra que o farol possui câmera. O que pode ser um auxílio para o assistente de faixa mas outra possibilidade é que sirva para deixar o farol alto ligado para que o sistema, ao detectar que há trânsito vindo pela frente, desconecte parte do farol para evitar ofuscamento … para aqueles que vêm na direção oposta.
Os esforços da BMW sugerem que no futuro seremos capazes de ter faróis mais eficazes que resultarão numa maior segurança para os motociclistas e outros utentes da estrada.
0 comments