MV Agusta Enduro Veloce 2024: Crossover luxuosa e versátil
A histórica empresa italiana revelou a versão básica da sua nova “dual” com jante dianteira de 21, motor de três cilindros de 124 CV, elctrónica completa e uma especial propensão para o todo-o-terreno. O preço base estimado estará entre 23 e 24.000 euros.
A MV Agusta estreou-se oficialmente no segmento Adventure. Formalmente já o tinha feito na Eicma 2023 com a exclusiva LXP Orioli, que no entanto é produzido em série limitada (500 exemplares) e enriquecida com muitos acessórios e guloseimas diversas que justificam um preço verdadeiramente elevado (30.600 euros).
Agora chegou também a nova Enduro Veloce, uma espécie de “versão standard” que visa maiores volumes de vendas, sem no entanto abrir mão de conteúdos técnicos de topo da categoria e de uma atenção obsessiva aos detalhes, como é tradição da MV Agusta.
As cores lendárias da MV
Nascida no centro de estilo da MV Agusta, presicamente no momento em que a KTM acaba de adquirir a maior parte da marca, a Enduro Veloce destaca-se imediatamente pela sua pintura bicolor, que combina vermelho e prata como as lendárias cores com que Giacomo Agostini escreveu páginas gloriosas da história do motociclismo.
Como numa desportiva, a carenagem da Enduro Veloce esconde boa parte da mecânica. As formas, de facto, foram desenvolvidas para alcançar a máxima eficiência aerodinâmica e para oferecer protecção do ar ao condutor e passageiro. O assento duplo contornado promete conforto em viagens longas e a altura do solo é semelhante à de muitos concorrentes: 870 mm, embora exista a possibilidade de modificar os ajustes disponíveis e rebaixar a superfície do assento para 850 mm.
Três cilindros e 124 CV
O motor é o novo três cilindros de 931cc desenvolvido pela MV Agusta e equipado com cambota contra-rotativa que melhora a reatividade em curvas. O bloco é capaz de produzir 124 cv de potência máxima a 10.000 rpm e binário de 102 Nm a 7.000 rpm. 85% deste último valor está disponível a partir de 3.000 rpm. Em apoio à caixa extraível de seis marchas , porém, existe o sistema Electronically Assisted Shift (EAS) na versão 4.0: trata-se da caixa bidirecional de troca rápida que permite reduzir marchas mesmo com o acelerador aberto.
Na frente distingue-se o quadro perimetral da Enduro Veloce com design de duplo berço e que foi desenvolvido para otimizar a pilotagem tanto no asfalto quanto fora de estrada. Existe, portanto, um pacote de suspensão de longo curso (210 mm de curso dianteiro e traseiro) com forquilha de 43 mm e monoamortecedor com articulação. Ambos são assinados pela Sachs e permitem ajustar o ressalto, a compressão e a pré-carga através de um botão externo. Digno de nota, porém, é a escolha da MV de não equipar a Enduro Veloce com suspensão eletrónica “ semi-ativa ” , que hoje é amplamente utilizada em modelos premium.
A razão desta escolha é que a MV Agusta quer preservar a alma offroad deste modelo. Na verdade, os aros raiados tubeless Takasago Excel (padrão) e os pneus Bridgestone Battlax A41 nos tamanhos 90/90-21″ e 150/70-18″ dizem muito sobre a sua apetencia off-road, porém, a travagem é voltada para a desportividade no asfalto: na dianteira disco duplo de 320 mm com pinças radiais Brembo Stylema e na traseira pinça de pistão duplo com disco de 265 mm.
Eletrónica de superbike
Sob o nariz do condutor há um painel TFT colorido de 7″ que permite gerenciar o riquíssimo pacote eletrónico e que é capaz de se conectar ao smartphone via Bluetooth e Wi-Fi para aproveitar o aplicativo MV Ride e suas funções (incluindo navegação).
Existem quatro modos de pilotagem à disposição do utilizador, Urban, Touring, Off-Road e Custom All-Terrain. Graças à plataforma inercial de 6 eixos, a intervenção dos comandos foi otimizada. De série há controle de tração (pode ser desativado e ajustável em 8 níveis + 8 níveis dependendo do tipo de pneu instalado, estrada ou protuberante), ABS Cornering, que pode ser desativado em mapas dedicados ao off-road, RLM (Rear Wheel Lift -Up Mitigation), que reduz a elevação da roda traseira, o controle de lançamento, o controle de cruzeiro e o gerenciamento da travagem do motor.
Muito próxima da LXP Orioli
A nível técnico, a nova MV Agusta Enduro Veloce está muito próxima da LXP Orioli, que podemos considerar um opcional completo numa série especial. Neste sentido, esta novidade italiana lança-se no segmento das crossovers premium. Não é por acaso que a Ducati Multistrada V4 e a BMW R 1300 GS estiveram entre os desafiantes mencionados durante a apresentação deste novo modelo.
O preço de tabela da nova Enduro Veloce ainda não foi declarado oficialmente, mas disseram-nos que deverá rondar os 23.000/24.000 euros. Este valor inclui 4 anos de garantia e um ano de serviço antirroubo Mobisat, com geolocalização integrada. No entanto, também existem numerosos acessórios desenvolvidos especificamente para este modelo, incluindo as malas laterais rígidas de alumínio da marca MV Agusta com capacidades de 39 e 32 litros respectivamente, barras de proteção, placa protetora de alumínio reforçada, faróis adicionais e escape de titânio Termignoni.
0 comments