Dayang TMV 450 Timo: Mais uma cruiser ‘made in China’
Os chineses não páram de nos surpreender, desta vez com uma custom V-Twin 450, com um nome estranho mas que seria perfeita para a nossa licença de carta A2.
Marca chinesa praticamente desconhecida a nível global, a Dayang está a apresentar ao longo do mês de março a TMV 450 Timo, um novo modelo que se destaca pelo motor V-twin , conforme estabelecem os cânones mais tradicionais do segmento cruiser .
Sim, é verdade é ‘só’ uma 450, mas na China e em grande parte da Ásia, o segmento de 400/500 cc está a ganhar muita força. Na Europa esta categoria é uma das mais importantes pois destina-se aos titulares da licença A2 que encontram como propostas no segmento das cruiser a Honda CMX 500 Rebel e a Kawasaki Eliminator 500. Provavelmente, os responsáveis chineses da Dayang, aspiram a ficar com um pedaço desse bolo, no entanto, devem contar com outras propostas vindas do seu próprio território, como a CFMoto 450 CL-C, Voge CU 525 ou Benda BD 450 Chinchilla.
Desenvolvimento próprio ou cópia?
A empresa garante que o V-twin da TMV 450 Timo é um produto de desenvolvimento próprio. O nome do modelo pode não ser o mais adequado (no Zodiaco chinês, a palavra Timo significa Serpente) mas, embora não conheçamos a maior parte das características técnicas, a moto dá a impressão de ser bem feita . A cilindrada gira em torno de 450 cc e o V-twin, embora seja refrigerado a líquido , tem um radiador tão estreito que quase não se nota. A cor prateada do motor destaca-se com o preto do escape 2 em 1.
A potência do motor deverá ficar em torno de 45 CV , enquanto o movimento é transferido para a roda traseira por meio de uma correia dentada . Um sistema que alguns modelos custom utilizam e que, em comparação com a corrente convencional, tem a vantagem de limpeza e manutenção.
As suspensões são convencionais, com dois amortecedores traseiros e forquilha invertida no eixo dianteiro. As rodas de liga leve são inspiradas nas Harley-Davidson’s e usam pneus nos tamanhos 120/80-18 e 150/80-15. A travagem é assegurada por um disco dianteiro apoiado por um disco traseiro com ABS.
O preço da Dayang TMV 450 Timo ainda não foi divulgado na China e tudo indica que, pelo menos por enquanto, esta cruiser para a A2 não chegará ao mercado europeu.
0 comments