Tecnologias: Quais as principais vantagens do monobraço oscilante?

By on 22 Fevereiro, 2024

Menos peso e maior facilidade na operação de substituição da roda traseira são duas vantagens óbvias do braço oscilante de um só lado, para além de uma imagem mais limpa e leve de todo o conjunto.

A principal vantagem do monobraço oscilante é a remoção e instalação rápida e fácil da roda traseira. Basta remover a porca ou os parafusos de aperto e a roda inteira sairá sem perturbar a tensão da corrente e o travão traseiro, pois a roda dentada traseira, o disco de travão e a pinça de travão são montados num suporte.

Há um eixo muito curto e robusto para segurar a roda no lugar. Assim, basta reinstalar a roda traseira e reapertar a porca ou parafusos de travamento e não se preocupar com a tensão da corrente e alinhamento do eixo. Isto, como devem calcular é útil nas pista, pois torna muito mais prático e rápido a mudança da roda traseira.

Na verdade, foi por isso que Massimo Tamburini projetou a Ducati 916 com um braço oscilante de um só lado. Pensava-se que a Ducati queria inscrever a 916 em corridas de resistência. O próprio Tamburini disse que se inspirou na Honda NR750. Outras rivais contemporâneas foram a Honda RC30 e mais tarde a RC45 – ambos também ostentavam braços oscilantes de um lado porque concorriam em eventos de resistência.

Porém, Tamburini também mencionou que esteticamente a roda traseira parece flutuar e não está conectada à moto. Tornou-se então a assinatura das Ducatis de alto desempenho e continua a ser usada até hoje.

O braço oscilante (duplo) convencional

Por outro lado, um braço oscilante de dupla face requer que um eixo/fuso seja inserido no centro da roda para conectar ambos os lados. É preciso puxar o eixo, tirar a corrente da roda dentada e puxar o disco de travão da pinça.

A corrente de transmissão requer tensionamento e toda a extremidade traseira precisa de realinhamento quando o eixo e a roda são reinstalados. O processo de tensionamento e alinhamento requer tempo e cuidado. Um eixo traseiro mal alinhado resultará em desgaste anormal dos pneus, da corrente e das pastilhas de travão, além de problemas de manuseamento.

Mas se a contraporca se soltar e dependendo do design da parte traseira do braço oscilante, a corrente pode manter o eixo no lugar, embora desalinhado. Da mesma forma, o suporte ou suporte da pinça de travão ajuda a evitar que o eixo e a roda deslizem para fora.

Conclusão

Como já viram, são inumeras as vantagens de um monobraço oscilante, que para além disso permite poupar peso ao conjunto. Todas as práticas de engenharia consistem em compromissos. É por isso que a roda traseira é travada com uma porca e pino grandes ou vários parafusos. Portanto, o torque de aperto adequado é essencial, então pff, use uma chave dinamométrica!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments