Mundo: Ministro espanhol proibe o uso de capacetes Jet

By on 31 Janeiro, 2024

O aumento de acidentes e vítimas entre motociclistas levou o Ministro dos Transportes espanhol a anunciar a chegada de novas regras de segurança. Entre elas está a obrigação de usar luvas homologadas e capacetes integrais ou modulares.

Durante a apresentação do relatório de sinistralidade rodoviária do ano de 2023, o ministro Fernando Grande-Malrlaska referiu a possibilidade de tornar obrigatório o capacete integral e o uso de luvas homologadas para todos. Estamos a falar de segurança e, mais precisamente, de vestuário técnico.

A medida anunciada exigirá que os motociclistas espanhóis usem apenas capacetes integrais ou modulares. Porém, ainda não se sabe a data de chegada da norma e as multas previstas para os infratores. O que parece claro, porém, é que a inovação, se introduzida, significaria o adeus definitivo (pelo menos para o uso em motos) dos capacetes do tipo jet, isto é, de face aberta.

Ainda mais rigorosa é a regra que deve impor o uso de luvas homologadas na condução de moto ou scooter. Uma regra que, de facto, copia aquela já introduzida em França em Novembro de 2016. Mesmo neste caso, resta saber o momento: pelo que aprendemos, o das luvas chegará após a introdução da obrigatoriedade de uso facial completo do capacete.

O anúncio do ministro não foi surpreendente durante a apresentação do balanço de acidentes rodoviários do ano de 2023. Os números são desanimadores, uma vez que no ano passado, em Espanha, 299 motociclistas morreram no trânsito, ou seja, cerca de 20% a mais que no ano anterior, quando ocorreram 254 acidentes fatais no país. Daí a decisão da autoridade espanhola de transportes DGT (Dirección General de Tráfico).

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments