VOGE 900DSX 2024: O ‘navio-almirante’ da VOGE já tem preço
O acordo entre o grupo Loncin, a que pertence a Voge, com a firma alemã BMW, dará um terceiro fruto. A nova 900DSX chega na primavera ao mercado com um preço extremamente competitivo de 8.888 euros.
O grupo Loncin, a que pertence a Voge, ganhou a confiança da firma alemã BMW como parceiro tecnológico desde 2005, pelos seus elevados padrões de qualidade de fabrico, produzindo primeiro o motor monocilíndrico de 650 cc empregue nos modelos Voge 650DS/650DSX. Em seguida, em 2015, encarrega-se do fabrico completo da scooter C400, que serviu de base à Voge SR4 Max, e, mais recentemente, a gama de motores bicilíndricos em linha da marca bávara. Foi precisamente este último projeto conjunto que permitiu à Voge produzir o modelo de maior cilindrada da sua gama: a 900DSX.
O novo navio-almirante da Voge, dado a conhecer no Salão EICMA de Milão durante o passado mês de novembro, está destinado a ser a referência das Trial de alta cilindrada do mercado. Esteticamente, a Voge conseguiu um desenho muito atrativo, na linha das grandes trail de utilização Aventura, caracterizado por um frontal com “bico de pato”, uma agressiva dupla ótica com farol em LED e um para-brisas facilmente regulável manualmente sem ferramentas em duas posições. O desenho prossegue com um musculado depósito e uma posição de condução baixa, com o assento a somente 825 mm do solo, permitindo assim o seu acesso à maioria das estaturas.
Na sua vocação off-road, a Voge 900DSX destaca-se pelas suas proteções tubulares laterais, protetor de cárter, proteções de mãos no guiador, escape com silenciador elevado e jantes de raios para pneus tubeless, nas medidas de 21 polegadas à frente e 17’’ atrás. Quanto ao passageiro, este dispõe de um assento a maior altura que o condutor e uma grelha-porta bagagens que integra pegas laterais para se segurar.
Este potente modelo emprega um propulsor bicilíndrico em linha de refrigeração líquida com cabeças de dupla árvore de cames e 4 válvulas por cilindro, elevada taxa de compressão de 13:1, veio de equilíbrio para reduzir as vibrações, desfasamento da cambota de 270 graus, pistões forjados de alta durabilidade e gestão da injeção desenvolvida pela Bosch. O motor regista uma potência máxima de 70 kW (94 CV) às 8.250 rpm, e permite disponibilizar uma versão limitada a 35 kW para os detentores da carta A2. O motor fica completo com uma embraiagem deslizante e quickshifter QSS de série, que permite engrenar mudanças nos dois sentidos sem recorrer à manete de embraiagem.
O quadro é composto por uma estrutura perimetral de aço laminado a frio, com o motor como elemento estrutural do mesmo, e um sub-quadro tubular também em aço. Acoplado encontramos um braço oscilante assimétrico em alumínio fundido.
Como já é tradicional nos modelos da Voge, selecionaram-se componentes das melhores marcas do mercado. Assim, por exemplo, nas suspensões conta-se com elementos fornecidos pela japonesa Kayaba: uma forquilha invertida no trem dianteiro com bainhas de 43 mm de secção e um curso de 194 mm, ajustáveis em pré-carga e hidráulico, enquanto no trem posterior se recorre a um monoamortecedor da mesma marca com funcionamento progressivo através de bielas, que proporciona à roda um curso de 198 mm e também é regulável em pré-carga e hidráulico.
A travagem foi confiada à prestigiada firma Brembo, dispondo de um duplo disco flutuante dianteiro de 305 mm de diâmetro, com as respetivas pinças de duplo pistão, e um disco traseiro de 265 mm com pinça de pistão simples. Ao sistema de travagem adiciona-se um modulador ABS de duplo canal.
No que respeita aos pneus, a Voge escolheu como calçado para as suas douradas jantes tubeless de raios uns magníficos Pirelli Scorpion Rally, que permitem uma utilização mista estrada-terra com uma magnífica aderência em todos os tipos de piso.
Também é importante destacar o equipamento eletrónico que vela pela segurança. Ao já mencionado ABS soma-se um controlo de tração TCS, ambos desconectáveis para utilização off-road. Na estrada conta-se com o sistema LCS, que assiste o utilizador nas mudanças de faixa, indicando por meio de uma luz no retrovisor a presença de outros veículos atrás. A pressão dos pneus é constantemente monitorizada através do TPMS, não só indicando a pressão de ambos os pneus em tempo real como também advertindo, numa luz de aviso, de uma eventual rápida despressurização de um deles. Numa utilização em autoestrada torna-se muito útil o cruise control CCS, que mantém uma condução segura a velocidade constante, conseguindo ainda um consumo reduzido de combustível.
O controlo eletrónico do acelerador mediante o Ride-by-Wire permite uma abertura precisa com uma entrega de potência adaptada a quatro diferentes modos de condução: chuva, economia, sport e off-road. O seu painel de instrumentos baseia-se num grande ecrã TFT de alta resolução, todo a cores, de 7 polegadas e com diferentes visualizações e muita informação bem disposta para uma consulta rápida. O ecrã conta ainda com conectividade com o telemóvel, permitindo a gestão de chamadas e receção de mensagens , assim como a navegação simplificada Turn-by-Turn. Também inclui câmara frontal HD de 1080p para gravar as deslocações. A fechar o elenco eletrónico temos uma chave eletrónica Keyless por proximidade, que simplifica a operação de colocação em marcha com o simples premir de um botão.
E há ainda mais pormenores a ter em conta no equipamento da Voge 900DSX, como é o caso do assento e punhos aquecidos, reguláveis em diferentes intensidades, ou as tomadas de corrente USB a 5V ou de isqueiro a 12V. Opcionalmente, pode completar a 900DSX com malas laterais e top case originais em alumínio, com as respetivas fixações, por um preço promocional de 898e.
A Voge 900DSX estará disponível em todos os pontos de venda da rede da Voge Ibérica em duas cores; Lime Green e Blue Aviator a um preço de lançamento de 8.888 € na primavera de 2024, contando com a garantia ampliada para 5 anos, como sucede com todos os modelos da gama Voge, sem nenhum trâmite adicional. Pode a partir de agora reservar a Voge 900DSX no ponto de venda mais próximo.
Ficha técnica
MOTOR
Tipo: Bicilíndrico em linha a quatro tempos, refrigeração líquida, dupla árvore de cames DOHC, quatro válvulas por cilindro
Diâmetro x curso: 86×71 mm
Alimentação: Injeção eletrónica Bosch
Cilindrada: 895 cc
Taxa de compressão: 13,1:1
Potência máxima: 94 CV a 8.250 rpm
Binário máximo: 95 Nm a 6.250 rpm
Emissões de CO2: 99 g/km
Embraiagem: Multidisco em banho de óleo com sistema deslizante
Caixa: 6 velocidades com quickshifter QSS para aumentos e reduções de mudança
Consumo médio: 4,2 l/100 km
Velocidade máxima: 200 km/h
CICLÍSTICA
Quadro: Perimetral em aço laminado a frio com braço oscilante em alumínio
Suspensão dianteira: Forquilha invertida Kayaba de 43 mm. Curso de 194 mm. Regulável em pré-carga e hidráulico.
Suspensão traseira: Monoamortecedor Kayaba com bielas. Curso da roda de 198 mm. Regulável em pré-carga e hidráulico.
Travão dianteiro: Duplo disco flutuante de 305 mm Brembo com pinça de duplo pistão. ABS Bosch.
Travão traseiro: Disco 265 mm Brembo com pinça de pistão simples. ABS Bosch.
Pneu dianteiro: 90/90-21 Tubeless Pirelli Scorpion Rally
Pneu traseiro: 150/70-17 Tubeless Pirelli Scorpion Rally
DIMENSÕES E PESO
Comprimento máximo: 2.325 mm
Largura máxima: 940 mm
Altura máxima: 1.420 mm
Altura do assento: 825 mm
Distância entre eixos: 1.580 mm
Capacidade depósito de combustível: 7 litros
Peso a seco: 212 kg
EQUIPAMENTO
Embraiagem deslizante
Quickshifter QSS up&down
Cruise control CCS
Detetor de presença veículo traseiro LCA em mudanças de faixa
4 Modos de Condução
Amortecedor de direção
Indicador de pressão dos pneus TPMS
Chave inteligente de proximidade Keyless
Iluminação Full LED
Jantes de raios Tubeless
Para-brisas regulável em altura
Ecrã TFT a cores de 7 polegadas
Proteções: proteções laterais, proteção de cárter e protetores das mãos
Pneus Pirelli Scorpion Rally
Suspensões Kayaba
Travões Brembo
ABS Bosch
Injeção Bosch
0 comments