Madrid e Barcelona querem faixas exclusivas para motos monotorizadas por cameras
Madrid e Barcelona começam a testar a partir do dia 1 de janeiro as designadas “faixas para motociclistas de alta capacidade”, reservadas exclusivamente para os motociclistas que cumpram determinados requisitos.
As motos agilizam o trânsito, maximizam o espaço de estacionamento e também, tendo em conta que na maioria das vezes os carros são ocupados por uma ou duas pessoas, poluem (e consomem) proporcionalmente muito menos. Por essas razões, muitas cidades já oferecem certos benefícios para os motociclistas, como o uso da faixa do BUS, assim como áreas exclusivas para motos em frente aos semáforos. Agora os nosso vizinhos espanhóis pretendem dar um passo além, viabilizando áreas de circulação exclusivas.
Tomando uma medida original, as duas maiores cidades de Espanha, Madrid e Barcelona, estão a criar “faixas para motociclistas de alta capacidade ” que não estarão disponíveis para todos os motociclistas, mas apenas para aqueles que atenderem a determinados requisitos. Por isso serão habilitadas com câmeras nas entradas e saídas, dotadas de visão artificial inteligente, que filmam os motociclistas que não atenderem a determinados parâmetros.
O que precisa para ser um ‘motociclista de alta capacidade’
A medida de criar faixas únicas para motos não é de todo original, uma vez que já é utlizada na Malásia desde
Quem as utilizar poderá dividir espaço com outros motociclistas e utilizar faixas exclusivas e certos privilégios, às quais só os motociclistas cumpridores de certas regras podem ter acesso. No entanto, a ideia que à priori parece benigna, apresenta os seus prós e contras.
Por exemplo, não será considerado ‘motociclista de alta capacidade’ aquele que não cumprir os seguintes requisitos, como não estar devidamente equipado (se usar um blusão de moto mas andar sem luvas, caso use botas de moto com jeans normais enfiados dentro delas, se andar de chinelos nas peseiras, simplesmente porque está calor) ou utilizar escapes de rendimento não homologados.
Se cumprir as regras e se não se importar em ser fotografado ou filmado (caution… Big Brother is watching you!), pode ter acesso a estas vias exclusivas para motos.
0 comments