Tecnologias: Diferenças entre os sistemas de travagem ABS e CBS
O sistema de travagem de uma moto é uma das partes mais importantes porque é um sistema de segurança ativo e, portanto, pode prevenir acidentes. Mesmo assim, no mercado de motos novas existem umas com travões ABS e outras com travões CBS. Vamos explicar as diferenças?
Com a entrada em vigor do regulamento de homologação Euro4, foi estabelecido que todas as motos do mercado deveriam ter um sistema que ajudasse para que as rodas não bloqueassem durante a travagem. Para o efeito, foi exigido que todos os motociclos novos de 125 ou mais, sujeitos a esse regulamento e subsequentes, tivessem de equipar travões ABS, enquanto os inferiores a 125, pelo menos, tivessem de equipar travão CBS, embora pudessem sempre equipar ABS.
Por essa altura, estudos indicavam que se todas as motos tivessem travões com ABS, as mortes por acidentes de trânsito seriam reduzidas em 20%, enquanto com o CBS seria reduzido em 10%. Além disso, ao conduzir-se a 100 quilmetros por hora, um sistema ABS reduziria a distância de travagem em 25%.
Podem então perguntar o que significa ABS ou CBS? Ambas são siglas. No caso do travão ABS corresponde à sigla Anti-lock Braking System, enquanto no travão CBS a sigla é Combined Braking System. O ABS é um sistema que evita o bloqueio do sistema de travagem e o CBS aplica a travagem combinada às duas rodas.
Qual o melhor, ABS ou CBS?
Depois de vermos de forma muito resumida o que é cada sistema de travagem, surge a questão vital: qual deles é mais eficaz. E aqui não há dúvida, o sistema de travagem com ABS é muito mais seguro, melhor e mais eficaz que o CBS, pois o sistema funcionará para conseguir a máxima aderência do nosso pneu dianteiro na travagem independentemente do estado da estrada. Além disso, os sistemas ABS mais avançados atuam inclusive nas curvas para evitar que a travagem nos tire da estrada.
Desta forma e como reflectem todos os estudos, com ABS a travagem é mais curta, mais homogénea e mais segura, o que evita acidentes. Por sua vez, o CBS pode ser uma alternativa muito mais económica para os utilizadores de motos de pequena cilindrada, embora não evite o bloqueio por não ser um sistema projetado para isso e, por consequência, o risco de acidente por perda de aderência dianteira na roda é maior.
O ABS é o sistema mais completo e mais caro
O sistema de travagem com ABS é mais caro de produzir que o CBS. O travão com ABS, na verdade possui sensores que enviam informações sobre a rotação da roda para uma unidade de controle (módulo ABS), que decide se continua ou não a aplicar força no travão através de válvulas. Assim, se a roda travar, mesmo que estejamos acionando o travão, ela irá parar de travar por alguns instantes para que a roda recupere a aderência e possa travar de novo.
Por seu lado, a simplicidade do sistema de travagem CBS torna-o muito mais acessível. Aqui não existem módulos elétricos ou componentes eletrónicos, mas tudo se deve à configuração do sistema hidráulico que distribui a força de travagem para cada eixo de forma pré-definida de fábrica. É assim que se consegue uma maior eficácia de travagem e o facto de a roda poder bloquear também é complicado, uma vez que não se trata de um sistema antibloqueio propriamente dito.
O primeiro “ABS combinado” controlado eletronicamente
Em junho de 2008, a Honda apresentou o “ABS combinado” controlado eletronicamente para motos Supersport. O objetivo da Honda com o primeiro “ABS Combinado” para motos Super Sports não foi apenas combinar os sistemas ABS e CBS num sistema que aplica as vantagens básicas de ambos. Também aborda especificamente os requisitos de um contexto Superdesportivo. Para isso, foram levadas em consideração as características particulares das motos Super Sports. O sistema também funciona sem interferência na condução desportiva e com ênfase na manutenção do controlo total do condutor.
A vantagem fundamental do ABS de evitar o travamento das rodas e as vantagens básicas do CBS de controle mais fácil e maior estabilidade já estão bem estabelecidas. Neste novo sistema, estas funções são complementadas com características especiais exigidas pelas motos Super Sport. Devido à sua curta distância entre eixos, uma Supersport tende a tombar. O novo “controle sem fio” combinado avançado supera isso, proporcionando excelente estabilidade e controlabilidade, bem como excelente desaceleração.
O controle direto do motor garante a operação precisa do ABS. Os componentes são divididos em várias unidades menores, portanto há mais unidades, porém menores do que nos sistemas anteriores.
0 comments