As três opções da Moto Guzzi V85 TT 2024: Base, Travel e Strada

By on 5 Dezembro, 2023

Revelada na EICMA em Milão, a gama completa agora inclui a Moto Guzzi V85 TT base, a V85 TT Travel equipado para longas distâncias e a urbana V85 Strada. Todas as três motos são idênticas na ciclística, diferindo apenas no acabamento.

Começando pelas mudanças visuais, a Moto Guzzi redesenhou o depósito de combustível de 23 litros da V85 e redesenhou as tampas da cabeça. A distinta estrutura de mini-treliça que costumava segurar o farol e o painel de instrumentos foi trocada por uma unidade de alumínio fundido, com uma alça de alumínio correspondente na parte traseira. Ambos parecem muito mais modernos, mas estaríamos a mentir se disséssemos que não perdemos a vibração utilitária do design antigo.

A V85 ainda tem o seu frontal de farol duplo, completo com luz diurna no formato da águia da Moto Guzzi. A Moto Guzzi enfiou a V85 num túnel de vento e voltou com um novo pára-brisas ajustável, protetores de mão mais largos e uma nova tampa que fica na frente do depósito. A tela tem 70 mm de ajuste através de cinco posições definidas e supostamente reduz a pressão do ar no piloto em 37%.

Atrás da carenagem encontra-se um display TFT redesenhado de 5” e novos interruptores. Estes oferecem acesso ao conjunto eletrónico da V85, que agora inclui uma unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos para ABS perfeito e modulação de controle de tração nas curvas. Todos os três modelos possuem três modos de pilotagem básicos, enquanto a TT e a TT Travel também possuem um modo específico off-road que mantém o controle de tração ao mínimo e desativa o ABS da roda traseira.

A Strada não vem de fábrica com o IMU, mas está disponível como complemento. Da mesma forma, a TT Travel recebe um pacote de personalização de modo de pilotagem que está disponível como acessório para a TT e Strada. O cruise control é padrão nas três versões e é operado por um único botão multifuncional.

A maior atualização da V85, porém, é o seu motor. O V-twin transversal de 853 cc agora possui comando de válvulas variável (e está em conformidade com os padrões de emissões Euro 5+). A Moto Guzzi diz que o objetivo aqui era melhorar a resposta do acelerador e o binário em baixas rotações. A V85 agora produz 4 cv a mais do que antes, elevando a potência para 80 cv a 7.750 rpm. Produz 83 Nm de binário a 5.100 rpm, mas há um aumento notável no binário a partir de 3.000 rpm, com 90% do torque máximo do motor disponível a 3.500 rpm. Novos sensores de detonação também alimentam dados para a ECU, para ajustar com precisão o ponto de ignição.

O sistema de injeção agora usa um corpo de acelerador de 52 mm, mas o restante da arquitetura básica do sistema de transmissão permanece o mesmo. A potência é enviada ao volante por meio de um eixo, e a moto ainda usa o sistema de cárter semi-seco da Moto Guzzi (embora o cárter agora seja menor do que antes). A Moto Guzzi acrescenta que todas as mudanças melhoraram o consumo de combustível da V85.

A travagem é assegurada à frente por pinças radiais Brembo de quatro pistões com discos de 320 mm, com uma pinça flutuante de dois pistões segurando um disco de 260 mm na parte traseira. As suspensões dianteira e traseira do V85 oferecem 170 mm de curso em cada extremidade, mas a V85 TT e a TT Travel  agora apresentam ajuste de pré-carga por meio de um mostrador manual. A distância ao solo é de 210 mm e a altura do assento é de 830 mm. É aqui que terminam as semelhanças, com cada modelo apresentando suas próprias especificações e esquemas de cores. A V85 TT fica no meio da linha, com peso seco de 209 quilos, aros com raios tubeless e uma placa protetora de alumínio redesenhada. O quadro é pintada de vermelho, com duas pinturas (‘Rosso Fuji’ e ‘Grigio Tambora’) oferecendo diversas misturas de vermelho, preto e branco.

A V85 TT Travel adiciona alguns acessórios adequados para viagens. O pára-brisas é ainda maior e possui defletores laterais adicionais, perfeitos para longas distâncias e temperaturas mais frias. Oferece uma mala de 37 litros à direita e outra de 27,5 litros à esquerda, ambos com trava com uma única chave. Ao nível do conforto, inclui punhos aquecidos e assento do piloto aquecido, além de uma plataforma multimídia que permite conectar o seu smartphone e sistema de comunicação do capacete à moto. A V85 TT Travel pode ser adquirida na cor que quiser, desde que seja ‘Bronzo Deserto’; um acabamento de areia bronzeada. As atualizações do TT Travel elevam seu peso seco para 211 quilos.

A nova Moto Guzzi V85 Strada é a V85 mais minimalista da nova gama, dispensando alguns dos equipamentos das suas irmã e pesando 205 quilos a seco. Não tem os protetores de mão, a alça e a placa antiderrapante da TT, e troca as rodas por um conjunto de unidades de liga leve. Os seus pneus também são mais indicados para a estrada e a roda dianteira possui um guarda-lamas inferior. A Strada é obviamente voltada para os que gostam de motos de aventura, mas não querem necessariamente sair do caminho tradicional. Sem dúvida, também custará menos do que as suas companheiras, tornando-se numa porta de entrada mais fácil na gama V85. Vem num esquema cinza sem brilho chamado ‘Grigio Brera’ e uma pintura preta nítida chamada ‘Nero Isola’.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments