Triumph TF 250-X: Bomba britânica para o motocross

By on 28 Novembro, 2023

A Triumph Motorcycles lança oficialmente a nova TF 250-X, com uma relação peso/potência líder na sua classe e o pacote de especificações mais abrangente alguma vez lançado no ultracompetitivo segmento de motocross de 250cc.

Desenvolvido inteiramente pela Triumph em estreita colaboração com campeões de alto nível como Ricky Carmichael e Ivan Cervantes, o design do novo modelo de competição a quatro tempos é completamente novo. Tanto o motor de corrida de alto desempenho como o quadro exclusivo em alumínio são ultracompactos e superleves, além de incorporarem de série os melhores componentes do mercado.

Com um estilo agressivo e propositado, a TF 250-X é estreita mas arrojada e será reconhecível de imediato em pista pela sua silhueta minimalista e leve, além do seu esquema gráfico a preto e amarelo Triumph Racing.

Uma seleção de concessionários oficiais de motocross Triumph oferecerá serviços de vendas, pós-venda e peças, bem como uma nova coleção dedicada de equipamentos, sempre apoiada por um novo sistema de fornecimento de peças on-line que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, otimizado para dispositivos móveis, para que os clientes possam fazer os seus pedidos com entrega expressa diretamente na pista.

Steve Sargent, Director de Produto da Triumph Motorcycles, afirmou: “O lançamento da TF 250-X é o culminar de um nível significativo de compromisso e investimento da Triumph não só para trazer uma moto nova ao mundo do motocross, mas também para proporcionar um desempenho vencedor. Para isso, focámo-nos em oferecer o pacote mais completo para todos os níveis de utilização, desde campeão a amador.”

“Esta moto é 100% Triumph. Foi concebida, desenhada, desenvolvida e fabricada pelas nossas equipas de chassis e motores de renome mundial, além de ter contado com apoio experiente dos nossos pilotos campeões. Começámos a trabalhar numa folha de papel em branco num design completamente novo, incluindo um novo motor, um novo chassis e nova eletrónica.”

Desempenho de competição

A Triumph desenvolveu um motor de corrida monocilíndrico a quatro tempos totalmente novo, ultracompacto e superleve. Apresentando um pistão de alumínio forjado e válvulas de titânio, este propulsor também tem tratamento DLC (Low Friction Carbon), tampas de magnésio leves e embraiagem Diaphragm Exedy.

As opções avançadas de gestão e afinação do motor são complementadas através da aplicação MX Tune Pro, que permite a cada condutor selecionar o mapa que pretende utilizar, consultar informações do sensor do motor e aceder à funcionalidade de diagnóstico em tempo real, tudo através de um sistema programável e controlado.

Quadro de alumínio

Leve, mas resistente por causa de seu berço duplo, a estrutura exclusiva de alumínio da coluna central foi projetada para atingir o equilíbrio ideal de desempenho, peso e flexibilidade. O peso total da moto definirá a nova TF 250-X como uma nova referência, oferecendo a melhor relação peso/potência da classe, um aspeto que será reforçado graças ao seu alto nível de possibilidades de regulação para se adequar a diferentes pilotos e estilos.

Componentes de alto nível

A TF 250-X incorpora componentes premium que se somam a especificações técnicas incomparáveis para uma moto de produção nesta categoria. A suspensão KYB lidera a lista, com garfos de molas AOS de 48 mm, mesa de alumínio 7075-T6 forjado e maquinado, e um amortecedor traseiro com um reservatório piggyback de três vias.

O sistema de travagem topo da Brembo é composto por uma pinça dianteira flutuante de dois pistões de 24 mm, uma pinça traseira flutuante de pistão único de 26 mm e discos Galfer de 260 mm à frente e 220 mm atrás. As jantes em alumínio da série D.I.D DirtStar 7000 e os cubos de alumínio maquinado são complementados pelos pneus “mid-soft” Pirelli Scorpion MX32, enquanto o guiador Pro-Taper ACF com o núcleo de carbono e os punhos ODI Half-Waffle com sistema de fixação completam a configuração.

Acessórios de Corrida

Além do elevado nível de especificação já incluído de série, a Triumph trabalhou com as principais marcas premium da indústria para criar uma gama dedicada de acessórios de competição que melhoram ainda mais o desempenho e as capacidades da nova TF 250-X. Estes acessórios incluem:

• Sistema completo de escape Akrapovič em titânio

• Dispositivo XTrig ‘hole shot’

• Módulo de ‘launch control’ Athena LC-GPA para controlo de tração aprimorado e configurações de controlo de lançamento selecionáveis pelo piloto, além de indicador LED de rotação do motor

• Módulo Wi-Fi MX Tune Pro

• Assento e revestimento de assento de alta aderência e alto desempenho

• Kit de plásticos de substituição

Juntamente com a nova TF 250-X, os concessionários especializados em motocross da Triumph irão também comercializar uma nova coleção de vestuário, desenvolvida em colaboração com a Alpinestars, incluindo botas e equipamento de motocross e enduro.

Triumph Centers especializados em MX

Já foi identificada uma seleção de concessionários Triumph capacitados para fazer parte da rede de centros todo-o-terreno Triumph dedicados e, a partir da primavera de 2024, serão abertos novos centros Triumph especializados em motocross e enduro na Europa, Austrália e EUA, num total de 300 até ao final de 2024. Em todos os casos, trata-se de concessionários especializados em todo-o-terreno, que irão oferecer vendas, serviços pós-venda, peças sobresselentes, equipamentos e vestuário.

Esta rede de concessionários especializados será apoiada por um sistema único de fornecimento de peças e acessórios 24 horas por dia, 7 dias por semana. Disponível através do website da Triumph, este novo catálogo eletrónico de acessórios e peças está totalmente otimizado para dispositivos móveis, para que os condutores possam procurar peças e fazer as suas encomendas mesmo na pista. Os utilizadores poderão selecionar os produtos de que necessitam, verificar a disponibilidade e o preço, e efetuar a encomenda escolhendo entre envio expresso ou padrão, bem como levantar a sua encomenda no centro Triumph MX mais próximo.

ADN das corridas

As equipas de engenharia de renome mundial da Triumph trazem a sua experiência em engenharia de precisão, inovação e qualidade premiada a todos os seus projetos e estão por detrás das grandes conquistas da Triumph nas competições atuais, incluindo o campeonato de Moto2TM, onde os motores Triumph têm sido fundamentais para transformar a classe e estabelecer novos recordes de volta mais rápida e velocidade máxima na categoria em circuitos de todo o mundo. Das corridas do Mundial de Supersport ao TT da Ilha de Man, passando pelas múltiplas vitórias no Campeonato Britânico de Supersport e até na Daytona 200, as equipas de engenharia da Triumph estão sempre focadas no sucesso.

Nesta ocasião, a equipa Triumph contou com o apoio de alguns dos maiores nomes do motocross mundial, incluindo o maior piloto MX de todos os tempos, Ricky Carmichael, que trabalhou em estreita colaboração com as equipas de chassis e motores Triumph ao longo de todo o projeto. desde o conceito e prototipagem, até ao teste e desenvolvimento. Carmichael conclui: “A TF 250-X é uma moto incrível. É a moto que nos propusemos a construir. Se prestarem atenção ao quadro, motor e componentes, é tudo o que poderiam desejar… E quer seja um piloto profissional ou amador, não ficará desiludido. Adoro esta moto, foi uma grande honra fazer parte do projeto com uma marca tão icónica.”

Pentacampeão mundial de enduro, cinco vezes campeão espanhol de MX e finalista do Dakar, Iván Cervantes também trabalhou no projeto lado a lado com as equipas internas da Triumph para trazer a sua experiência ao desenvolvimento e criação dos protótipos da Triumph.

Com uma equipa como esta e a TF 250-X na linha de partida, a Triumph está bem posicionada para iniciar o seu programa de corridas de motocross em 2024. Para se juntar ao prestigiado Campeonato do Mundo de Motocross da FIM em 2024, a Triumph Racing irá competir com um programa apoiado pela fábrica em parceria com Thierry Chizat-Suzzoni, um dos mais experientes e bem-sucedidos proprietários de equipas do desporto, que iniciará a sua campanha com duas das novas motos MX a 4 tempos de 250cc da Triumph na classe MX2 de 2024 com o apoio do novo patrocinador, a Monster Energy. Para reforçar ainda mais o compromisso da Triumph com a vitória, Vincent Bereni lidera uma equipa técnica altamente experiente, toda focada num único objetivo: levar o desempenho da Triumph ao topo da competição. A história na competição de Thierry e Vincent fala por si: mais de 80 vitórias no Campeonato Mundial de MXGP.

Clément Desalle, que se juntou à equipa como piloto de testes, é um piloto com vasta experiência, que compete ao mais alto nível há 15 anos no Campeonato do Mundo MXGP. Como um dos pilotos mais consistentes do Mundial, Desalle alcançou três vice-campeonatos, foi terceiro no Campeonato Mundial três vezes e terminou em quarto mais duas vezes. Chegou ao topo do pódio 23 vezes ao longo de sua carreira e também foi coroado campeão belga do Pro-Open.

A equipa do Campeonato do Mundo de SuperMotocross nos Estados Unidos da Triumph Racing é liderada pelo talentoso Bobby Hewitt, com Steve ‘Scuba’ Westfall como chefe de equipa, uma dupla que provou vezes sem conta que sabe vencer. Eles trouxeram consigo um staff de alto nível que incluía Dave Arnold, uma lenda da indústria no desenvolvimento de chassis com espaço no Hall of Fame da AMA, e Dudley Cramond, com mais de 25 anos de experiência a construir motores vencedores para a competição. Esta equipa vai colocar a nova TF 250-X na linha de partida do Campeonato do Mundo em 2024.

Saltar para a pista

A TF 250-X estará à venda durante a primavera de 2024 a partir de 11,195€ e as encomendas podem ser feitas desde já através dos concessionários Triumph especializados em motocross.

ESPECIFICAÇÕES

MOTOR E TRANSMISSÃO
TipoDOHC de cilindro único 4 tempos
Capacidade249,95 cc
Calibre78 milímetros
AVC52,3 milímetros
Compressão14.4
SistemaDell’Orto EFI
EscapeSilenciador Único
Movimentação Final13/48
EmbreagemPrimavera de Belleville com múltiplas placas úmidas
Caixa de velocidade5 velocidades
CICLÍSTICA
QuadroAlumínio, Lombada
Braço oscilanteFabricação de alumínio
Roda da frente21″ x 1,6″
Roda traseira19″ x 1,85″
Pneu dianteiro80/100 – 21
Pneu traseiro100/90 – 19
Suspensão dianteiraGarfo de mola helicoidal KYB de 48 mm, ajuste de compressão/rebote, curso de 310 mm
Suspensão traseiraBobina KYB, ajuste de compressão (velocidade H e L), ajuste de recuperação, curso de 305 mm
Travão dianteiroPistão Brembo Twin 24mm, Disco 260mm
Travão TraseiroPistão simples Brembo de 26 mm, disco de 220 mm
Exibição e funções do instrumentoHorímetro, cubos de interruptor multifuncionais
DIMENSÕES E PESOS
Guiador (largura)836 mm
Altura sem espelho1270 mm
Altura do assento960 mm
Distância entre eixos1492 mm
Ângulo27,4º
Avanço116 mm
Capacidade do depósito7 litros
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments