EICMA 2023: MV Agusta LXP Orioli – 100% ‘Dakariana’

By on 7 Novembro, 2023

O sonho de uma trail da MV Agusta com imagem da Lucky Explorer torna-se realidade com a nova LXP Orioli. Três cilindros, 124 cv e 224 kg no regresso ao sonho do Dakar!

A contagem regressiva termina aqui. A MV Agusta LXP Orioli é uma trail que evoca as Cagiva ‘Lucky Explorers’ do tempo das lendárias motos do Dakar de trinta anos atrás. Nesta primeira trail da MV Agusta muitos cuidados foram tomados, começando pelo motor de três cilindros, equipamentos e eletrónica…  A marca de luxo italiana produziu esta moto dedicado ao piloto italiano Edi Orioli, que assinará cada uma das primeiras 500 unidades e participou ainda do seu desenvolvimento.

O motor é completamente novo e quase não compartilha componentes secundários com o motor de 793 cc da F3 ou da Turismo Veloce. Tem 931cc de cilindrda e pesa 57 kg, 10% a menos que as suas rivais (Triumph ou Yamaha). Possui uma cambota contra-rotativa (como o MotoGP e as anteriores MV Agusta de três cilindros), a caixa de velocidade é removível tem pormenores muito racing. Mais do que a potência, 124 cv a 10.000 rpm, buscou-se uma boa entrega de binário em todos os regimes, com um máximo de 102 Nm às 7.000 rpm (80 por cento já disponíveis apenas a 3.000 rpm). Possui eletrónica de primeira linha , incluindo o quickshift para troca rápida de marchas.

Apesar da leveza, é um motor rígido que faz parte da estrutura perimetral do quadro, com o subquadro removível. O braço oscilante em alumínio utiliza amortecedor Sachs , sendo esse o mesmo fornecedor da sustensão dianteira, ambos os elementos multi-ajustáveis ​​e com 210 mm de curso, mas não electrónico (algo que poderá chegar numa segunda fase).

Possui IMU no pacote eletrónico , muito completo, e com tela digital de 7 polegadas e novos controles com possibilidades de programação que facilitam o seu uso em tempo real, com um novo CAMBus de desenvolvimento próprio. O assento está a 850/870 mm do solo (ajustável) e a ergonomia foi exaustivamente testada na utilização em estrada e no campo. Os travão são da prestigiada Brembo.

Além da eletrónica habitual, a MV Agusta lança duas aplicações com o novo LXP Orioli: MV Ride App, para percursos e navegação , e MV Green Box, que é um dispositivo anti-furto com geolocalização gratuita pelo primeiro ano. De série a MV LXP Orioli virá com malas laterais de alumínio, protetores e cavalete central, o que significa que a moto pesa 224 kg a seco.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments