EICMA 2023: Moto Morini X-Cape 1200 – O poder da Aventura
A Moto Morini marca presença significativa na EICMA, revelando uma série de novidades que certamente despertam interesse. Entre elas, destaca-se uma nova moto de aventura, que se une à já reconhecida X-Cape 650.
A nova adventure é creditada com uma potência superior a 125 CV (91 kW) e é capaz de levar a X-Cape 1200 acima dos 230 km/h , o que para esta categoria é um excelente nível. A arquitetura básica não mudou, dois cilindros de 87° V com diâmetro e curso de 107 x 66 mm, dupla distribuição de cames à cabeça com quatro válvulas por cilindro e lubrificação por cárter húmido. Foi adotado um escape específico e muito trabalho foi feito na parte eletrónica.
Embora repita a ideia e o estilo da X-Cape 650, a 1200 é essencialmente completamente diferente. O quadro não é uma estrutura tubular tradicional, mas segue os princípios da última geração Morini, com a parte superior em placas de alumínio e a parte inferior em tubos redondos, fixos entre si por parafusos.
O curso da suspensão é generoso, como convém a uma moto para vigar nos passeios off-road, 180 mm tanto na forquilha invertida totalmente ajustável e um sistema monoamortecedor traseiro com ligações progressivas. As jantes raiadas estão equipadas com pneus sem câmara 120/70-R19 à frente e 170/60-R17 atrás; travagem robusta garantida por um disco duplo dianteiro de 320 mm Ø e traseiro de 280 mm Ø.
Projetado e desenvolvida em Itália , o sistema de radar Morini está ligado ao ecrã TFT de 7” com sistema de navegação integrado, sistema de iluminação full LED e entre os acessórios um conjunto de malas de viagem. Porque às vezes a aventura dura mais de um dia..
Com 2310 mm de altura e assento a 860 mm do solo, tem uma distância entre eixos de 1545 mm e peso inferior a 250 kg. O para-brisa alto e o desenho frontal liberta o ar quente para longe do piloto aumentam o conforto em longas distâncias!
0 comments