BMW R12: A irmã mais nova da R18 está a chegar
A sua chegada ainda não foi oficializada, mas com base nestas primeiras imagens, tudo aponta para que se trate da irmã mais nova da ‘big boxer’ R18, muito semelhante no perfil, mas significativamente mais ágil para os exigentes percursos urbanos.
Finalmente foram reveladas as primeiras imagens da futura BMW R 12, uma nova cruiser que parece ir nascer para “desafiar” a Harley-Davidson, Indian e outras cruiseres do nosso mercado.
Depois de várias informações online sugerirem que a BMW estava supostamente a trabalhar numa irmã menor da cruiser alemã R18, imagens supostamente tiradas na Austrália da pequena cruiser passando pelos testes de homologação, vêm confirmar tal possibilidade.
A BMW Motorrad ainda não confirmou oficialmente a chegada do novo modelo, mas estas primeiras fotos exibidas (depois de algumas renderizações publicadas), oferecem-nos uma visão geral do novo modelo. Apelidada de R12 pela imprensa mundial (mas não pela BMW), esta cruiser, apesar do seu formato menor, mantém as linhas gerais da R18, incluindo o farol e o guidor largo e bastante plano à frente, o depósito em forma de gota d’água e a traseira rasteira.
De acordo com as informações que dispomos, a futura R 12 deverá pesar 229 quilos, 13 a mais que a leve Harley Nightster (216 quilos), e contará com rodas dianteiras de 19 polegadas e traseiras de 16 polegadas, com pneus do mesmo tamanho dos modelos Nightster, Street Bob e Softail da Harley.
O mesmo motor da R 12 NineT
Um detalhe que desde logo nos desperta a atenção é o emprego do mesmo motor boxer de 1.170cc da R 12 NineT de estilo scrambler, com potência de 95 CV (110 Nm). Também contará com discos dianteiros duplos com ABS e EBV.
Enquanto os entusiastas aguardam a confirmação oficial da BMW sobre a R 12, as primeiras impressões sugerem que a escolha de um motor mais compacto e eficiente poderá ser um sucesso, apesar das restrições dos regulamentos europeus de emissões.
Lembramos que a unidade R NineT oferece uma relação qualidade-preço vantajosa, com mais potência e menor binário que a R 18. A adoção de um motor menor, poderá trazer uma redução no tamanho e no peso total da moto, aproveitando ao máximo o seu potencial.
Algumas renderizações da cruiser R12
(Imagens Motorrad)
0 comments