Como o Datatag está a dissuadir os ladrões no Reino Unido

By on 5 Outubro, 2023

Datatag é um moderno sistema antifurto multinível para motos que está a tornar as coisas muito mais difíceis para os ‘amigos do alheio’ que operam no Reino Unido.

Como agem os criminosos nas Ilhas Britânicas? Vemos como, sem hesitação e com um rádio sem fios na mão, ladrões encapuzados, sem qualquer vergonha, modéstia, medo ou humanidade, roubam em plena luz do dia, sozinhos ou em bandos, as motos dos nossos colegas britânicos.

O sistema de identificação de motos Datatag não é novo. Este dispositivo anti-roubo, aliás, é utilizado no Reino Unido desde abril de 1992. E atualmente, a marca afirma que existem mais de meio milhão de motos protegidas pela Datatag no Reino Unido.

Como funciona o anti-furto Datatag?

O eficiente sistema antifurto Datatag é baseado em transponders eletrónicos que fornecem uma “impressão digital” eletrónica exclusiva aos principais componentes da moto. Além disso, o sistema também usa gravação química “furtiva” e inclui centenas de Datadots para componentes menores.

Portanto, é praticamente impossível apagar todos os vestígios do sistema quando ele está convenientemente instalado na moto. Na verdade, são tantos, tão pequenos e tão difíceis de encontrar que sempre sobra um para localizar, reconhecer e recuperar a moto roubada.

O sistema Datatag permite à polícia identificar o verdadeiro proprietário de qualquer veículo “ Datatagged ”, mesmo que a matrícula e os números de identificação padrão tenham sido removidos ou alterados. Na verdade, o Datatag tem uma taxa de sucesso invejável e os criminosos estão bem cientes de que o CPS (Crown Prosecution Service) nunca perdeu um processo judicial em que o Datatag tenha sido usado como prova.

Assim que os ladrões veem os adesivos de advertência da Datatag, geralmente desistem e deixam a moto em paz. Sim, é assim. Quase sempre abortam o delito e procuram um alvo mais fácil.

Não ignorar o óbvio

A tecnologia ajuda muito no combate ao crime, mas a marca afirma veementemente que as pessoas devem ser proativas, usar o bom senso e não ignorar o óbvio. Então, por curiosidade, dizem:

“Já realizamos campanhas no passado para tentar incentivar o uso simples de cadeado e corrente. Muitos ficariam surpreendidos com quantas pessoas simplesmente estacionam e pensam que travar o volante evitará que a sua moto seja roubada.” E continuam: “Recentemente, estivemos a trabalhar em cooperação com a polícia em Brands Hatch. Ao verificar se os números VIN e do motor das motos correspondiam e se os números Datatag correspondiam à máquina correta, encontramos nada menos que 10 conjuntos de chaves nas fechaduras do capacete ou do compartimento traseiro. Essas motos teriam sido uma escolha muito fácil para os ladrões .”

Como vemos, não deixar as chaves parece ser o primeiro nível de proteção dos ingleses. A segunda, não confie tanto no bloqueio.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments