Motos altas versus pilotos baixos – Conselhos e dicas

By on 11 Setembro, 2023

O tema da altura das motos pode à partida ser uma característica que limite a aquisição de um determinado modelo, sobretudo para aqueles potenciais compradores de estatura mais baixa. Porém a análise deve ser feita com racionalidade e considerando várias questões já que a altura que normalmente vem assinalada de cada modelo na sua ficha técnica não é a altura real que encontramos sempre que montamos numa moto. 

De facto o simples peso do piloto pode fazer descer a altura do assento consideravelmente, podendo chegar, por exemplo em motos de maior curso de suspensão como são as motos Adventure, de 20mm a 40mm menos.

Outras questões mais técnicas e práticas, podem reduzir consideravelmente a altura do assento da moto ao solo fazendo com que a mesma fique mais acessível para uma faixa mais abrangente de utilizadores.

Depois há também que considerar a experiência de cada um, já que esse sim poderá ser um factor limitador para a utilização de motos mais altas. Uma coisa é certa, uma vez em cima da moto e rolar a estatura deixa de ser relevante, que o diga por exemplo Dani Pedrosa do alto dos seus 1.58 m, ou mesmo o exemplo de Gaston Rahier, saudoso campeão do mundo de motocross e piloto de Rallys que com o seu 1.64 m pilotava motos no Paris Dakar cujo assento lhe ficava praticamente por debaixo do braço. 

Assim sendo a estatura não deve ser à priori condicionante para a condução com segurança de uma determinada moto que, de catálogo, pode apresentar uma altura de assento ao solo que nos deixe apreensivos. Outra realidade é o facto de que as motos de grande porte podem, pela dimensão da sua volumetria, causarem-nos alguma apreensão.  Porém muitas das motos de grande cilindrada, sobretudo as cruisers como por exemplo a Honda Goldwing, têm alturas de assento ao solo extremamente baixas, comparativamente com as motos mais desportivas ou de aventura.

De qualquer forma o nosso conselho é sempre de testarem o modelo que pretendem adquirir e no caso de não sentirem confortáveis com a sua altura procurarem junto com o concessionário formas que possam permitir baixar a moto sem alterar o seu desempenho.

Deixamos aqui alguns conselhos e sugestões que vos poderão ajudar sobre esta matéria:

Posição de condução

A posição de condução é à partida a principal condicionante para nos sentirmos confortáveis na condução de uma moto. Se possível deveremos chegar com ambos os pés ao chão, de forma a assentar ambos no solo. No caso de apenas chegarmos com as pontas dos pés podemos sempre rodar a nossa posição sobre o assento de forma a chegarmos com um dos pés ao solo mantendo o outro no poisa-pés. Os assentos tendem a estreitar junto ao depósito pelo que se nos chegarmos à frente as pernas não ficarão tão arqueadas e poderemos chegar com os pés ao chão mais facilmente. Outra questão é o guiador que deverá estar o perto suficiente do piloto de forma a que na sua posição máxima de viragem , para a esquerda ou para a direita, não implique a a deitar-nos sobre o depósito. A posição poderá ser facilmente regulada para evitar esta situação. Também existem opções de bancos mais baixos no seu perfil ou ainda o banco original poder ser colocado a diferentes alturas.

5 Tips for Short Riders Handling Tall and Big Motorcycles - Women Riders Now

Manetes com ângulo de acionamento longo

As manetes de travão dianteiro e embraiagem podem muitas vezes ter um curso demasiado longo e estarem demasiado afastadas do guiador não facilitando o seu acionamento, sobretudo para pilotos com mãos mais pequenas. Esta é uma questão pertinente e que pode ser facilmente resolvida com a montagem de manetes ajustáveis.

Ajuste das suspensões

Através do ajuste de suspensões podemos baixar significativamente a altura do assento. Há que ter em atenção o peso que colocamos na moto pois já de si esse mesmo peso irá fazer com que a suspensões se comprimam e por conseguinte que o assento também baixe. Na suspensão traseira podemos trabalhar com o ajuste de pré-carga de mola e diminuir a sua tensão para que o peso que colocamos na moto ( o nosso, o do pendura e eventualmente bagagem ) possa baixar ainda mais a distância ao solo. Na suspensão dianteira os ajustes são ainda mais importantes pois é na frente que estão colocados todos os indicadores e controles da moto. Podemos eventualmente subir ligeiramente a suspensão nas mesas e fazer com que a moto desça mais 10mm por exemplo. Não esqueçamos que ao alterarmos a geometria da moto estamos também a alterar o seu desempenho. Ainda a nível das suspensões existem marcas e modelos que ter disponíveis kits que permitem baixar ambas suspensões em preciosos centímetros. Algumas suspensões semi-activas já permitem diminuir a pré-carga de mola, à frente e atrás, a partir de um comando no punho da moto.

Consider These 5 Tips Before You Lower a Motorcycle

Equipamento

O equipamento pode também ajudar aqueles que lutam contra a sua estatura para poderem conduzir motos de maior porte. Assim as calças não deverão ser demasiado justas de forma a permitirem ao condutor o máximo de movimentos e deslocação em cima da moto. Também as botas, sobretudo para o sexo feminino, podem ser uma ajuda extra já que um salto mais alto poderá fazer com que os pés cheguem maia facilmente ao chão. ( sem exageros e sempre com sola de borracha ). As botas deverão ser também algo flexíveis para facilitar a melhor articulação dos pés sobretudo ao nível dos tornozelos.

Circular com bagagem e pendura

Quanto mais peso carregamos na moto mais desequilíbrio a mesma pode causar. Se por um lado o maior peso faz com que a moto baixe na sua distância ao chão, permitindo maior apoio dos pés, também por outro lado qualquer desequilíbrio resulta ser mais difícil de controlar. No caso de levar pendura peça ao mesmo para aguardar sempre a sua voz de montar e desmontar, mantendo de preferência o descanso lateral colocado em ambas as situações e pedir para que o montar e desmontar se realize por esse lado ( o esquerdo ). Com bagagem, sobretudo com três malas colocadas na moto, devemos distribuir o peso de forma equitativa, tentando colocar o que é mais pesado nas malas laterais e o mais leve na TopCase, assim o centro de gravidade mantém-se baixo e o peso não se sente tanto. Com bagagem e pendura deverá ser sempre o condutor a montar primeiro na moto instruindo o seu pendura de que aguarde o seu sinal para montar.

Safety: Tips For Riding A Motorcycle With A Pillion | Quickimage |  EatSleepRIDE

Planear em antecipação os locais onde vai parar

Todos já experimentámos situações em que temos que parar de repente e quando valos colocar o pé para suster o peso da moto e manter o equilíbrio, a distância ao chão por inclinação da estrada ou algum buraco é superior à esperada e a queda para esse lado torna-se inevitável. Se já né assim para condutores de estatura normal e alta, esta realidade torna-se um pesadelo para aqueles de estatura maia baixa. Assim devemos sempre antecipar onde vamos parar e se necessário ir colocando o corpo no lado em que iremos estender a perna para buscar o apoio necessário. No pára-arranca no trânsito esta manobra pode ser cansativa mas com o hábito vai-se tornando mais fácil e quase instintiva. Em subidas e descidas esta situação é ainda mais complicada pelo que devermos ter o cuidado de deixar sempre a moto engatada com o pé esquerdo apoiado no solo  e jogar com o pé direito no travão traseiro para manter a moto imobilizada.

Determinação e confiança

A maior parte das situações serão superadas se nós mantivermos um espírito de confiança alto e determinação na execução das manobras necessárias. Caro que esta confiança vem com a experiência e habituação à moto que conduzimos. Para aqueles que se estão a iniciar nas duas rodas é sempre recomendável que realizem dois ou três cursos de condução antes de se aventurarem com a vossa nova moto. Inclusivamente que um desses cursos seja de todo o terreno pois nada melhor do que no fora de estrada, onde não há trânsito e as condições são mais desafiantes devido ao piso menos seguro, para desenvolvermos maior aptidão na nossa pilotagem e sobretudo confiança

12 Golden Rules for Riding with a Pillion | Pillioness

Finalmente a moto

A moto deverá estar de acordo com o nível de experiência e confiança de cada um. Mais vale apostar pelo seguro e pouco a pouco ir ganhando determinação e confiança na nossa pilotagem. Se comprarmos uma moto que constitui um desafio logo à partida pela altura da mesma não transmitir a sensação de segurança necessária, é quase certo que iremos acabar frustrados e com alguns danos na moto e no nosso próprio “chassi”. Mais vale jogar pelo seguro e pouco a pouco ir evoluindo à medida que ganhamos confiança e experiência.

Uma atitude defensiva e uma decisão racional, é sempre o melhor caminho para salvaguardarmos a nossa segurança e integridade física.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments