Honda CBR750R: Uma ‘fera’ ou uma desportiva soft?

By on 5 Setembro, 2023

A nova Honda CB 750 Hornet chegou aos concessionários seguida pela XL 750 Transalp, ambos os modelos equipados com o novo motor de dois cilindros. Será esta mesma unidade motriz empregue num terceiro modelo? Os nossos colegas japoneses da Young Machine acham que sim.

Na Young Machine são mestres na arte de imaginar os futuros modelos dos fabricantes japoneses. O que aliás não é de admirar, dadas as suas ligações e proximidade com vários fabricantes locais… É mais fácil imaginar os futuros modelos de um fabricante quando nos encontramos regularmente com eles e falamos com eles.

Desta vez, imaginaram uma CBR750R ou RR para 2024. Em boa verdade, a comercialização de tal moto faz muito sentido. A atual gama do maior construtor mundial inclui uma CBR500 e a Hornet que é compatível com A2 (35 kw), pelo que faz sentido que o fabricante japonês ofereça uma moto desportiva baseada nesta plataforma.

A CBR 750 R ou RR pode vir a ser uma escolha popular, graças à sua dupla aprovação de licença A2/A e a um preço possivelmente muito acessível, até porque a carreira da Honda CBR650R parece complexa face ao seu preço de 9.750 euros no nosso mercado.

Os planetas, portanto, parecem alinhados para receber esta CBR de 91,8 cv ou 47,5 cv nos concessionárias a partir de 2024. O próximo Salão de Milão irá, sem dúvida, fornecer a confirmação, de uma forma ou de outra. Então, que direção poderá tomar esta moto para pseudo-iniciados? Será versátil como uma Sport-GT ao estilo da Honda CBR500R e CBR650R, ou mais assertivamente desportiva como a sua rival, a Yamaha YZF R7, com a sua “verdadeira” postura de moto desportiva? É impossível dizer, mas a Young Machine imaginou-a mais como a primeira.

E se a Honda nos surpreendesse desta vez com uma CBR 750 RR (de duplo R…) Fireblade com equipamento topo de gama – o suficiente para incomodar a Aprilia RS 660, uma pequena moto desportiva fantástica que tem um bom desempenho e é até divertida na pista com alguns acessórios.

Fica a dúvida se teremos um sabre afiado ou um florete flexível… veremos.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments