Honda CBR1000RR-R Fireblade: Lâmina afiada para 2024
A longa jornada da Honda com a sua série CBR, começou com a CBR900RR de 893 cc em 1992, e tem sido revolucionária. Rumores sobre o modelo 2024, apontam para que esta possa ter uma cauda mais larga e winglets como no MotoGP que se ajustam em tempo real para reduzir o arrasto.
A mais nova CBR1000RR-R FireBlade 2022 já incorpora tecnologia diretamente do manual de MotoGP da Honda. A moto possui um motor avançado com desempenho europeu de 213,9 cavalos de potência e 112 Nm de binário máximo. Apesar das pequenas quedas nestes números, em grande parte atribuídas a ajustes no conversor catalítico, a moto continua a ser uma maravilha técnica.
As atualizações para o modelo 2022 incluiram uma distância entre eixos um pouco mais longa e uma caixa de ar otimizada para um fluxo de ar mais suave. O motor continuou a partilhar elementos de design com a moto RC213V de MotoGP, incluindo um sistema exclusivo de trem de engrenagens semi-cam para o trem de válvulas e revestimento DLC de redução de fricção nos lóbulos da árvore de cames.
Mas o que é ainda mais intrigante são os rumores sobre o modelo 2024. Especula-se que pode ter uma cauda mais larga e asas maiores. No entanto, também há rumores sobre a Honda implementar tecnologia de aerodinâmica ativa patenteada em 2019. Isso pode significar winglets que se ajustam em tempo real para reduzir o arrasto, embora a Honda ainda não o tenha confirmado.
Apesar das regulamentações de emissões estarem a ficar mais rígidas, se alguma marca pode enfrentar esse desafio, é a Honda. O seu histórico de inovação tecnológica e otimização de desempenho sugere que a CBR1000RR-R 2024 poderá estabelecer novos padrões, e não apenas cumpri-los.
Além disso, com a atual moto de produção e de fábrica a passar mal no Mundial de SBK e no MotoGP, a marca japonesa pode se sentir motivada para produzir uma superbike potente a par das suas rivais. Será que a suposta CBR1000RR-R Fireblade com lançamento previsto para 2024 será essa moto? Descobriremos em breve.
0 comments