Ronin Motorworks 47 – Com alma Buell e nome de Samurai
As Ronin Motorworks 47 são originais, não só pela preparação exótica a que foram submetidas, mas também pela interessante história do seu desenvolvimento.
Há poucos dias foi leiloado um dos 47 exemplares, o número 37, batizado com o nome do Ronin Samurai Oishi Nobukiyo, pela qual o novo dono pagou a ‘simbólica’ quantia de 37.500 dólares!
A história por trás da série especial e limitada Ronin Motorworks 47 é, no mínimo, curiosa e interessante. Após o fecho definitivo da Buell em 2009 e a posterior compra pela Magpul de 47 unidades da Buell 1125R, todas essas motos ficaram sem registo nos concessionárias da marca. A partir desse momento, passariam quase três anos até o início do projeto com a fundação da Ronin Motor Works.
A ideia era transformar cada uma das 47 motos numa preparação em homenagem aos 47 samurais Ronin que protagonizam uma lenda nacional no Japão, datada entre 1701 e 1703.
A unidades específica que foi leiloada tem o número de série 37 e refere-se ao Ronin Samurai Oishi Nobukiyo. A moto foi comprada pelo proprietário anterior em 2016, sendo totalmente reparada antes da venda.
A moto está atualmente registada no Colorado, EUA e possui um manual do proprietário da Buell, um kit de ferramentas numerado e documentos de Ohio em nome do vendedor.
A moto ao pormenor
A nível técnico, estamos diante uma moto customizada de cima a baixo, que mantém o quadro e o motor da Buell 1125R. Estamos a falar de um motor Rotax Helicon V de 1.125cc combinado com uma transmissão de seis marchas. No entanto, o equipamento de suspensão agora consiste numa suspensão deformável em paralelogramo duplo de alumínio e um amortecedor Penske.
Outros pormenores notáveis da Ronin Motorworks 47, além da cobertura completamente modificada, são, por exemplo, a localização do radiador, juntamente com a dupla ótica frontal sobreposta. Da mesma forma, o vaso de expansão está ancorado numa das bainha da forquilha.
Por outro lado, temos um painel de instrumentos de design minimalista que mistura informação analógica e digital. Luz piloto traseira LED, imobilizador / chave de ignição RFID, guarda-lamas de fibra de carbono, assento individual preto ou pousa-pés traseiros em alumínio fundido eram equipamentos padrão.
A travagem é fornecida por uma pinça ZTL 2 de oito pistões e um disco perimetral flutuante perfurado de 375 mm na frente, juntamente com uma pinça flutuante de dois pistões e um segundo disco perfurado de 240 mm na traseira. Tudo assenta em rodas de 17″ calçadas com pneus Bridgestone Battlax 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira.
Por fim, outro detalhes fazem a diferença, como o guiador de uma só peça e o painel adjacente onde todas as funções estão integradas. Tanto os retrovisores como os piscas estão ancorados nas extremidades do guiador, realçando o aspecto minimalista pretenedido desde o início.
Com apenas 1.700 milhas percorridas, pouco mais de 2.700 quilómetros, a Ronin Motorworks 47 número 37 foi finalmente vendido por 37.500 dólares, 34.700 euros feito o câmbio.
0 comments