8 erros que o stressam ao conduzir
A tecnologia é uma grande aliada que lhe permitirá manter a calma, facilitando ao mesmo tempo o estacionamento nas grandes cidades. O stress na condução, as dificuldades de estacionamento, as pressas, fazem-nos muitas vezes incorrer em erros. Aqui ficam 8 recomendações a considerar para os evitar.
Estacionar é um dos principais problemas que afetam a mobilidade nas cidades. Estima-se que os condutores passem em média de 2500 horas da sua vida à procura de estacionamento e que 30% do trânsito das cidades é provocado pelos veículos que procuram onde estacionar, o que contribui para a emissão de até 50 milhões de toneladas de poluição na Europa. Este é um dos factores onde a moto marca muitos pontos sobre o automóvel, é mais fácil e mais rápida de estacionar, precisa de menos espaço para o fazer, havendo zonas demarcadas para isso… mas não se esqueça de tirar o ticket.
Portanto, aproveite os seus dias de férias para pensar seriamente em mudar de hábitos: adquirir uma moto, deixar o carro em casa e livrar-se daquela irritação diária de procurar um lugar de ‘parking’… além disso, verá que é a opção mais económica, incluíndo os transportes públicos. E claro, há a solução da bicicleta, mas essa só lhe serve realmente se morar numa grande cidade, porque se vier das zonas periféricas, nada melhor que um motociclo, movido a motor de combustão ou elétrico.
Por outro lado, o tempo quente, com temperaturas a rondar os 40 graus Célsuis como as que estamos a viver, desperta o stress que não é nada recomendável na condução. Irritações, nervos à flor da pele, podem perfeitamente ser evitados se recorrermos ao uso diário da moto. Aproveite os meses de verão – em que há habitualmente menos tráfego e filas de trânsito – para praticar a condução nas grandes cidades…
De acordo com um questionário da app de estacionamento EasyPark, o que mais incomoda os condutores é dar voltas com os seus veículos à procura de um lugar de estacionamento livre. Por esse motivo, e para marcar o Dia Mundial da Descontração, que se celebrou no passado dia 15 de Agosto, aqui ficam alguns dos erros que os condutores cometem enquanto conduzem e que faz crescer os seus níveis de stress:
1. Sair com o tempo contado
Conduzir com pressa é muito stressante, pelo que recomendamos sair com uma margem de tempo prudente. Pode parecer uma perda de tempo, mas há muitas circunstâncias que podem atrasar a chegada, como o estado do trânsito ou não saber onde estacionar. É um pequeno esforço que vale a pena.
2. Não aproveitar a tecnologia ao seu alcance
Cada vez existem mais aplicações que nos facilitam a condução. Usá-las de forma apropriada supõe uma poupança de tempo, combustível e problemas, por exemplo a app da Easy Park indica as zonas onde há mais probabilidade de encontrar lugares de estacionamento livres.
3. Levar os problemas para a viagem
Conduzir chateado ou até manter uma discussão ao smartphone na condução é muito perigoso. Os problemas devem ficar fora do veículo, e centrar-se em realizar uma condução cómoda e tranquila.
4. Não planificar
Improvisar a conduzir não costuma ser bom. Se tem a certeza da hora e zona a que pretende ir, é melhor reservar um lugar num estacionamento através da página online da EasyPark e assim evita surpresas de última hora.
5. Não utilizar os estacionamentos preventivos
Os estacionamentos preventivos são muito boa opção para não perder tempo à procura de lugar onde deixar o seu veículo. Ficará muito bem estacionado e usufrui de um passeio agradável até ao seu destino.
6. Fugir da zona regulada
Alguns condutores evitam as zonas reguladas, mas têm muitas vantagens: existem mais lugares livres e costumam estar situadas nos centros urbanos. Se escolher estacionar numa zona regulada, utilize a aplicação EasyPark. Com ela pode iniciar, parar ou prolongar o seu estacionamento comodamente através do telemóvel, sem ter que procurar um parquímetro para pagar, nem deter-se para aprender como funcionam. Definitivamente, andar às voltas fora da longa regulada não é a melhor solução.
7. Conduzir incomodado
Tudo influencia a condução, desde a temperatura do veículo até ao calçado que usa. Sentir-se bem enquanto conduz é muito importante, pelo que utilize roupa cómoda e fresca, use equipamento de proteção apropriado (capacete, blusão, luvas e um botas casual) porque na moto só temos duas rodas e estamos menos protegidos que num carro.
8. Ignorar as normas de cada cidade
Se não quer perder tempo e esforço para conhecer os horários e regras de estacionamento das cidades que visita, confie na tecnologia. Selecione numa app a sua zona antes de iniciar o estacionamento; a aplicação encarrega-se do resto e no seu próprio idioma, algo muito útil se estiver no estrangeiro.
Mapa de estacionamento regulado para motos em Lisboa. Infografia de Tiago Peralta
0 comments