Roberto Colaninno: CEO da Piaggio morre aos 80 anos

By on 22 Agosto, 2023

O empresário Roberto Colaninno faleceu no passado sábado aos 80 anos. Foi um dos principais protagonistas das finanças e da indústria italiana nas últimas décadas, há muito ligado à Telecom Italia e presidente da holding IMMSI que é proprietária da Piaggio desde 2003.

A longa carreira de Roberto Colaninno começou em 1969 na FIAAM FILTER , empresa de componentes automóveis em Mântua: a passagem de gerente de empresa a diretor administrativo foi curta e a partir daí a ascensão do empresário foi imparável. Em poucos anos tornou-se CEO da Olivetti , chegando ao ponto de transformar a empresa, agora em crise, numa holding de telecomunicações com a fundação, juntamente com Lehman Brothers, Bell Atlantic, Telia e Pronto Italia, da empresa Omnitel.

Colaninno não conseguiu restaurar a empresa após a profunda crise iniciada anos antes e decidiu vender a Omnitel aos alemães da Mannesmann sem, no entanto, renunciar a permanecer nas telecomunicações. Em 1999, um ano após a venda da Omnitel, lançou uma OPA total sobre a Telecom Italia , conseguindo obter o controle da empresa com uma participação de 51,02% e tornando-se assim seu presidente e diretor-geral.

A entrada na Piaggio em 2003

Foram os anos de crescimento da Telecom Italia, mas nem mesmo este sucesso conseguiu saldar as enormes dívidas da Olivetti e em 2001 Colaninno decidiu demitir-se e procurar outro lugar: no ano seguinte adquiriu a holding IMMSI, fundada dois anos antes contra subsidiária da Telecom Italia e atuante no setor imobiliário, e em 2003 iniciou sua aventura na Piaggio , adquirida pela IMMSI com operação de alavancagem de buyout.

O legado de Colaninno na indústria do motociclismo é profundo e duradouro. Assumindo o comando do Grupo Piaggio , conduziu o conglomerado para territórios desconhecidos, deixando uma marca indelével na indústria. O Grupo Piaggio, com a sua variedade de marcas incluindo Piaggio, Ape, Scarabeo, Derbi, Gilera, Vespa, Moto Guzzi e Aprilia, floresceu sob a sua liderança astuta.

Uma das conquistas mais notáveis ​​de Colaninno foi o lançamento da inovadora scooter MP3 de três rodas. Esta criação inovadora ofereceu uma nova perspetiva sobre as deslocações urbanas e ganhou popularidade como um companheiro fiável em todas as condições meteorológicas para condutores de todo o mundo. Além disso, o seu papel fundamental nas aquisições da Moto Guzzi e da Aprilia em Dezembro de 2004 remodelou o panorama do motociclismo na Europa, solidificando a posição do Grupo Piaggio como um fabricante proeminente de scooters e motociclos.

A sua segunda carreira, ou segunda metade como o próprio Colaninno havia definido essa nova fase de sua experiência como empresário em sua autobiografia publicada em 2006, sempre permaneceu ligada à Piaggio, listada em bolsa em 2006 e conseguiu até hoje permanecer nos seus máximos históricos.

Roberto Colaninno , natural de Acquaviva delle Fonti, na província de Bari, e membro do conselho de administração da Alitalia até o fecho da empresa em 2021, teve dois filhos que decidiram seguir os passos do pai. Matteo Colaninno , deputado da República Italiana até ao ano passado nas fileiras do Partido Democrata e depois da Italia Viva, é hoje vice-presidente do Grupo Piaggio, diretor administrativo e vice-presidente da Omniaholding Spa e faz parte do conselho de administração da IMMSI e Omniainvest. O seu irmão Michele, por outro lado, é diretor administrativo e gerente geral da IMMSI.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments